PARANÁ | Linha Colombo-CIC volta a circular e marca retorno da integração em Curitiba

PARANÁ | Linha Colombo-CIC volta a circular e marca retorno da integração em Curitiba

17/01/2017 0 Por Notícias Portal InterBuss
A linha de ônibus Colombo-CIC, em Curitiba, volta a funcionar a partir de segunda-feira (23). O anúncio do retorno foi feito pela prefeitura, na manhã desta segunda-feira (16). De acordo com a administração pública, a retomada beneficia mais de 30 mil passageiros da capital e de cidades vizinhas.
Esse novo trajeto substitui as linhas CIC-Cabral e Maracanã-Cabral. Em fevereiro de 2015, a integração tarifária com a Região Metropolitana de Curitiba foi rompida; a Colombo-CIC, então, passou a ser atendida pela Maracanã-Cabral, com ponto final no Terminal Cabral, em que os passageiros precisavam trocar de ônibus para continuar o trajeto.
Agora, com o retorno Colombo-CIC, o passageiro embarca no Terminal do Maracanã e pode seguir diretamente à Cidade Industrial de Curitiba (CIC), cruzando o Centro de Curitiba em um trajeto de 26 quilômetros.
Ao todo, na linha Colombo-CIC, são nove paradas: nos terminais Maracanã, Cabral, Capão Raso e CIC e nas estações-tubo Comendador Fontana, Nestor de Castro, Tiradentes, Rui Barbosa, Sete de Setembro, Kennedy e Guaíra.
Segundo a prefeitura, a linha Colombo-CIC funciona nos dias úteis e aos sábados; os novos horários estão disponíveis no site da Urbanização de Curitiba S/A. Aos domingo, os passageiros de Curitiba continuam sendo atendidos pela linha Cabral-CIC.
O retorno dessa linha, que é a primeira reintegração do transporte público da capital com a Região Metropolitana, foi assinada pelo prefeito Rafael Greca (PMN) e pelo governador Beto Richa (PSDB), na manhã desta segunda-feira.
Participaram da assinatura o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a vice-governador Cida Borghetti, o vice-prefeito Eduardo Pimentel, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto, os deputados federais Luciano Ducci, Cristiane Yared, Luiz Nishimori e Hidekazu Takayama.
“Começamos pela linha Colombo-CIC e, até junho, teremos outros estudos para que Curitiba volte a ter a integração de transporte”, disse Greca. O retorno foi um compromisso assumido por ele na campanha eleitoral.

Novo Sistema Metropolitano Integrado de Passageiros
Ainda nesta segunda-feira, Greca e Richa também assinaram um protocolo de intenções para estudos técnicos de implantação do Novo Sistema Metropolitano Integrado de Passageiros.
O estudo deve ser desenvolvido pela Urbs, em parceriaa com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). A expectativa é a de que o trabalho dure seis meses.
O período é para que os técnicos façam cálculos e orientações necessários e, assim, seja possível expandir a reintegração.

• Com informações do G1 Paraná