INTERBUSS | Porque transporte é vida! | Página principal Missão e valores Anuncie! | Ônibus de Campinas

 AMAZONAS | Após aumento de tarifa, Manaus recebe 30 novos ônibus

Por: Notícias Portal InterBuss / Portal InterBuss
Trinta novos ônibus que vão integrar a frota do transporte coletivo de Manaus foram entregues pelas empresas que operam o sistema na manhã desta sexta-feira (17). A medida ocorre após dois reajustes da tarifa em menos de uma semana este ano. Em contrapartida, as empresas se comprometeram em renovar e aumentar a frota de ônibus na capital. Conforme o cronograma, outros novos veículos devem ser entregues gradualmente até que se chegue a 300 novos ônibus.
Com capacidade para 76 passageiros, os veículos são da frota da Via Verde e vão operar na Zona Oeste da cidade. Os novos ônibus têm portas laterais para atender ao novo modal de transporte coletivo da capital e elevadores próprios para embarque e desembarque de cadeirantes.
A previsão é de que os novos veículos estejam aptos a circular a partir da próxima sexta-feira, 24 de março, depois que a empresa Via Verde providenciar a instalação das câmeras de segurança, validadores eletrônicos, GPS, além de adotar os procedimentos para o emplacamento e cadastro dos ônibus junto à Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).
A Prefeitura de Manaus afirma que a medida é uma das exigências da Prefeitura de Manaus para a melhoria do sistema de transporte, que opera com veículos sucateados, segundo passageiros.
A situação precária dos ônibus é alvo frequente de críticas de passageiros.
“Velhos, sucateados, com goteiras, assentos faltando, janelas mal projetadas pra região, onde alguns coletivos têm um vidro fixo na parte baixa e faz aquecer muito quando o ônibus está lotado. Falta de assentos para deficientes”, disse o universitário Paulo Santos, 25 anos.
“Houve aumento da passagem, mas continuamos a andar em veículos velhos, enferrujados. Que, realmente, toda a frota seja renovada”, disse ao G1 outra passageira, que não quis ser identificada.

Dívidas
Também há problemas com dívidas. As dez empresas que operam linhas do transporte na cidade devem cerca de R$ 12 milhões ao Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Os débitos são referentes a taxas de licenciamento, débitos de seguros obrigatórios e multas com órgão estadual de trânsito.
No dia 10 de março, o Detran protocolou ação na Justiça do Amazonas para cobrar a dívida. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), que é a entidade que representa as empresas do sistema, não reconhecem a dívida relacionada ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2016.

Outras melhorias
Entre as demais medidas que a Prefeitura de Manaus irá promover no sistema de transporte coletivo está ainda a transposição de linhas de ônibus da direita para a esquerda, além de fiscalizações mais intensas contra o transporte irregular, segundo o superintendente da SMTU, Aldo Albuquerque, por projeto de implantar na capital o BRT e o Aeromóvel.
Ainda conforme Aldo, a SMTU já ampliou o seu contingente de fiscalizações para combater a clandestinidade. “Aumentamos em sete vezes mais o nosso efetivo de fiscais e começaremos a atuar imediatamente. Aquele veículo clandestino ou aquele que estiver irregular com seu credenciamento junto à SMTU será notificado ou apreendido”, disse.

• Com informações do G1 Amazonas.


 VEJAMAIS


INTERBUSS | Porque transporte é vida! | Página principal Missão e valores Anuncie! | Ônibus de Campinas