INTERBUSS | Porque transporte é vida! | Página principal Missão e valores Anuncie! | Ônibus de Campinas

 Samsung vai testar aplicação para pagamento de tarifa via celular no transporte público de SP

Por: Notícias Portal InterBuss / Portal InterBuss
Em viagem recente à Coreia do Sul, o prefeito João Doria (PSDB) visitou várias companhias, entre elas, a Samsung. No encontro, ambas as partes fecharam um acordo para testar uma ideia que tem grandes chances de ser bem aceita pela população de São Paulo: pagamento de transporte público via celular.
Essa ideia vem sendo cogitada há algum tempo, mas nunca avançou. Uma das razões é a necessidade de padronização tecnológica. É nesse ponto que a Samsung irá atuar. Além de possuir tecnologias relacionadas à internet das coisas, a companhia tem um sistema de pagamentos via smartphones que pode servir de base para o projeto. Sim, estou falando do Samsung Pay.
A ideia é permitir que o usuário aproxime o smartphone do validador para pagar a passagem em vez de usar um cartão para esse fim — o Bilhete Único. Há pelos menos duas vantagens aí: o usuário tem um cartão a menos para carregar e, por meio de um app, pode consultar os créditos restantes. Sistemas desse tipo já são usados em serviços de transporte de várias cidades, inclusive da Coreia do Sul.
Se a ideia der certo e vier acompanhada de um meio mais eficaz de recarga, a prefeitura de São Paulo conseguirá amenizar um problema que irrita muito os moradores da cidade: a quantidade reduzida de pontos de recarga do Bilhete Único. Vários guichês instalados em estações do Metrô foram fechados em 2015 por conta de rompimento de contratos, mas só alguns deles foram substituídos.
Porém, o novo sistema deverá ter mais importância para outra meta da gestão de João Doria: acabar com a função do cobrador nos ônibus. A prefeitura vem testando desde o mês passado coletivos que aceitam apenas Bilhete Único na linha 576C-10, que liga o Metrô Jabaquara ao Terminal Santo Amaro.
Ainda não há informações sobre quando e como os testes serão feitos, mas Doria já fala em transformar São Paulo em uma “cidade digital”. Além de testar pagamentos via celular, o prefeito prometeu disponibilizar Wi-Fi em todos os ônibus e instalar redes do tipo em mais terminais, parques e praças da cidade até 2020.

Escândalo na Samsung
A visita de Doria à Samsung aconteceu em um momento conturbado: Lee Jae-yong, chefe e herdeiro da companhia, está preso desde fevereiro sob acusação de corrupção na Coreia do Sul.
Questionado pela Folha de S.Paulo, o prefeito afirmou que essa situação não causou nenhum constrangimento. “Ela [a Samsung] atende governos dos Estados Unidos, Europa, Ásia, independentemente de suas questões internas”, disse.

• Com informações do Tecnoblog.


 VEJAMAIS


INTERBUSS | Porque transporte é vida! | Página principal Missão e valores Anuncie! | Ônibus de Campinas