INTERBUSS | Porque transporte é vida! | Página principal Missão e valores Anuncie! | Ônibus de Campinas

 Demanda por transporte aéreo sobe 10,7% em abril

Por: Notícias Portal InterBuss / Portal InterBuss

Com informações do Valor Econômico

A demanda mundial pelo transporte aéreo medida em passageiros-quilômetros transportados cresceu 10,7% em abril deste ano quando comparado com o mesmo mês de 2016. O levantamento foi feito pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata).

O ritmo de crescimento da aviação em abril foi mais que o dobro da taxa de expansão registrada em março, quando ficou em 4,8%. A capacidade, medida em assentos-quilômetros transportados, teve crescimento de 7,1%.. A taxa de ocupação aumentou 2,7 ponto percentual, atingindo 82%.7

O crescimento da demanda pela aviação em abril deste ano foi liderado pelo mercado da África, com avanço de 15,4%, e pela Europa, com alta de 14%. Na América Latina, a expansão da demanda cresceu 11,7% em abril, na comparação anual.

Já nas cargas, esse tipo de transporte registrou aumento de 8,5% na demanda, na comparação com 2016. Essa expansão representou uma desaceleração se comparado com março, de 13,4%, mas ficou acima da média mensal da aviação cargueira em cinco anos, que é de 3,5%.

Segundo a Iata, os indicadores de confiança das empresas permanecem elevados, o que sinaliza que o crescimento do transporte de carga deve seguir robusto para o resto do segundo trimestre. No entanto, a entidade alerta para sinais de que o pico de crescimento cíclico para a carga aérea passou, especialmente por que o índice de estoque para vendas parou de cair.

O crescimento no transporte cargueiro aéreo em abril foi alimentado também pelos voos africanos, com aumento de 26%, e da Europa, com expansão de 12,9%.

Na América Latina, a aviação de carga teve em abril retração de 1,9%, o pior desempenho no setor no mundo. Segundo a Iata, as companhias aéreas da região conseguiram ajustar a capacidade à menor demanda provocada pela recessão em grandes economias, como a brasileira, o que limitou o impacto negativo no fator de carga.



 VEJAMAIS


INTERBUSS | Porque transporte é vida! | Página principal Missão e valores Anuncie! | Ônibus de Campinas