INTERBUSS | Porque transporte é vida! | Página principal Missão e valores Anuncie! | Ônibus de Campinas

 FLORIANÓPOLIS/SC | Prefeito tenta, na Espanha, verba para mobilidade urbana

Por: Redação / Portal InterBuss

Com informações de Notícias do Dia

Foto: Marco Santiago/ND

Em viagem à Espanha desde a última sexta-feira, o prefeito Gean Loureiro (PMDB) tenta conseguir um financiamento de US$ 291 milhões (quase R$ 1 bilhão) com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para para a área de infraestrutura e mobilidade urbana em Florianópolis, como os BRTs (Bus Rapid Transit), corredores de ônibus, ciclovias, passeios, sinalizações e pavimentações de ruas. Para conseguir esta verba, o município terá que dar uma contrapartida de 50% do valor total do financiamento.

Mas, de acordo com Gean, nenhum recurso sairá do caixa da prefeitura. O prefeito informa que a contrapartida será com verbas garantidas por meio de outros financiamentos, conseguidos com Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, Badesc e Orçamento Geral da União.

Na cidade de Santander, Gean tem o papel de defender e articular o financiamento para Florianópolis com os executivos do BID. Outros quatro prefeitos de capitais brasileiras também foram convidados.




Agora começa a fase de negociação com o banco, a Secretaria do Tesouro Nacional e as prefeituras. Caso o financiamento de Florianópolis seja aprovado nessa etapa, ele ainda passará pelo crivo da sede mundial do banco, em Washington, nos Estados Unidos, e deve ser aprovado pelo Senado Federal. A expectativa de Gean é, no mais tardar, ter a verba em mãos até novembro, com prazo de execução das obras para os próximos cinco anos.

O financiamento com o BID só seria possível caso a prefeitura estivesse abaixo dos 54% gastos pelo município com pessoal, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal. No relatório publicado na última sexta-feira no Diário Oficial do Município, a prefeitura apresentou o demonstrativo de despesas com pessoal, em que nos últimos 12 meses ficou em 53,4%. “Só conseguimos isso com as medidas tomadas em janeiro [com o pacote de medidas enviado à Câmara de Vereadores]. Se não tivéssemos feito isso, teríamos recursos federais cancelados”, afirmou Gean, que voltará a Florianópolis na próxima sexta-feira.



 VEJAMAIS


INTERBUSS | Porque transporte é vida! | Página principal Missão e valores Anuncie! | Ônibus de Campinas