INTERBUSS | Porque transporte é vida! | Página principal Missão e valores Anuncie! | Ônibus de Campinas

 RECIFE/PE | Polícia afirma que assaltos a ônibus diminuíram

Por: Redação / Portal InterBuss

Com informações do Diário do Pernambuco

Foto: Julio Jacobina/DP

O diretor integrado metropolitano da Polícia Civil, delegado Joel Venâncio, apresentou, nesta segunda-feira, uma redução na média diária de assaltos a ônibus entre os meses de maio e junho deste ano, embora o mês ainda não tenha acabado. O balanço é feito pela Força-tarefa criada para investigar e combater esse tipo de crime na Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo o delegado, em maio foram registrados 103 casos, uma media diária de 3,4, enquanto até o dia 8 de junho foram contabilizados 16 assaltos a coletivos, uma média diária de duas investidas criminosas.

Ainda segundo Joel Venâncio, o trabalho de investigação realizado pela Polícia Civil e os bloqueios montados pela Polícia Militar têm sido responsáveis pela redução dos assaltos a ônibus. “No mês de janeiro, houve 196 casos de assalto a ônibus, o que dava uma média 6,4 por dia. Estamos obtendo uma redução mês a mês. Prova que a Força-tarefa vem surtindo efeito e que o trabalho em parceria com a Polícia Militar, no policiamento ostensivo, está dando resultados”, destacou Venâncio.

Também nesta segunda-feira, o delegado apontou a prisão de 78 suspeitos de assaltos a ônibus na Região Metropolitana desde o início do ano. O último caso foi um homem preso por suspeita de tráfico de drogas, homicídio e assaltos a ônibus em Jaboatão dos Guararapes. De acordo com a polícia, Jefferson Gomes da Costa, conhecido como “Baú” foi preso na manhã da última sexta-feira, no bairro de Jardim Muribeca, com 38 pedras de crack, um revólver calibre 32, 104 “big bigs” de maconha e teria sido reconhecido por alguns motoristas e cobradores.

Segundo e delegado de Prazeres, Joaquim Braga, o suspeito obrigava ainda adolescentes a praticarem assaltos para obter dinheiro e comprar drogas. “Após a prisão de um traficante da comunidade Jefferson queria assumir essa função. Ele então dava armas aos adolescentes para que eles praticassem os assaltos. O dinheiro obtido servia para a compra de drogas, que eram vendidas depois. Além disso, ele também é suspeito de ter praticado um homicídio. Mas isso ainda está sendo investigado”, completou Joaquim Braga.]




Sindicato tem outros números

Os números divulgados pelo Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco indicam que 1.746 assaltos a ônibus foram registrados na Região Metropolitana do Recife de janeiro a maio deste ano. De acordo com Benilson Custódio, presidente do sindicato, no mesmo período do ano passado foram contabilizadas 704 ocorrências. “Os dados coletados pelo sindicato indicam os assaltos a ônibus de todos os tipos, quando apenas os passageiros são assaltados, os sem cobradores e os BRTs. Os coletivos que fazem linhas BRTs não vão para as delegacias registrar os assaltos”, comentou Custódio.

A soma dos casos de assaltos a ônibus divulgados pela Polícia Civil chegam a 737 do dia 1º de janeiro até as 9h50 desta segunda-feira. “Nossa conta é feita com base nos números da Gerência de Análise Criminal e Estatística (GACE) da Secretaria de Defesa Social (SDS), que são números confiáveis. A Gace faz o cruzamento de todos os dados dos Boletins de Ocorrência. Não sei qual é a metodologia do sindicato, mas eles podem nos apresentar uma relação com os nomes das vítimas. Não estamos querendo esconder nada. Nossa função é investigar e prender quem está praticando esses crimes. Estamos mostrando que não compensa assaltar ônibus”, finalizou Joel Venâncio.



 VEJAMAIS


INTERBUSS | Porque transporte é vida! | Página principal Missão e valores Anuncie! | Ônibus de Campinas