Após intervenção, ônibus quebrados nas ruas de São Carlos viram rotina

Após intervenção, ônibus quebrados nas ruas de São Carlos viram rotina

13/02/2018 0 Por Notícias Portal InterBuss

Falta de freio, quebra da barra de direção e pane elétrica são alguns dos problemas que viraram rotina nos ônibus do transporte coletivo de São Carlos (SP). O problema acontece por falta de manutenção. As linhas já estão reduzidas após a intervenção da prefeitura e, com veículos parados nas ruas, a população continua reclamando dos transtornos.

Falta de manutenção

Segundo a advogada do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, Renata Ávila, a manutenção dos veículos tem deixado a desejar.

“Não tem troca de pneu, não se consegue fazer manutenção em freio e eles estão sem produtos no almoxarifado para que isso seja feito, E também não se consegue fazer [manutenção] porque está com uma frota reduzida e se parar o ônibus para fazer manutenção vai reduzir ainda mais as linhas que estão circulando, afirmou.

A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, flagrou o momento em que os passageiros foram obrigados a descer no ponto em frente à estação ferroviária porque a barra da direção do veículo quebrou.

Segundo o fiscal do transporte público Rogério Francisco Luiz, os ônibus não são velhos. “Os carros são novos, são 2015, 2014, o problema é que tem muito buraco na cidade”, afirmou.

Cinco veículos quebrados em 1 dia

Só quinta-feira (8), pelo menos cinco linhas tiveram problemas, três micro-ônibus e dois ônibus quebraram. Um deles era o que fazia a linha Jardim Paulistano. Após não ter condições de trafegar, os passageiros tiveram que esperar 40 minutos para pegar a próxima condução. Outro ônibus teve pane elétrica e precisou voltar pra garagem.

Os transtornos começaram após a intervenção da prefeitura, ocorrida em 23 de janeiro. No dia da intervenção, na garagem da Suzantur havia 84 ônibus, número insuficiente pra atender todas as linhas de São Carlos, por isso, a juíza da Vara da Fazenda Pública, Gabriela Muller, pediu pra prefeitura colocar 104 ônibus em circulação.

Administração municipal

A prefeitura admite o problema e disse que, na intervenção, dos 110 ônibus necessários, encontrou 84 na garagem da Suzantur, e mais de 10% estão com problemas mecânicos ou elétricos.

Com isso, hoje rodam de 64 a 75 ônibus. Para atender as 56 linhas informou que pretende alugar 20 veículos para chegar a 104, e assim, cumprir a determinação da Justiça.