Homem quebra câmera de videmonitoramento dentro de ônibus de Florianópolis

Homem quebra câmera de videmonitoramento dentro de ônibus de Florianópolis

13/04/2018 0 Por Notícias Portal InterBuss

• Com informações do G1 SC.




As câmeras de monitoramento de algumas linhas do transporte público de Florianópolis estão sendo alvo de vandalismo. Isso tem ocorrido, segundo o Consórcio Fênix, que administra o transporte público, nas linhas que trafegam em morros e em áreas de risco.

Uma das filmagens mostra um homem que entra com um pedaço de madeira no ônibus e quebra o equipamento. A Secretaria Municipal de Transportes afirmou que pretende fazer uma reunião sobre o assunto, como mostrou o Jornal do Almoço.

Casos

Os aparelhos vêm sendo quebrados pelo menos desde 2017. O caso do vândalo que entra com um pedaço de madeira no ônibus ocorreu em 9 de março deste ano na linha Morro do Horácio, pouco depois das 22h.

O ônibus para e o homem, com o rosto coberto, sobe. Ele vai em direção ao motorista e começa a quebrar a câmera que fica na parte da frente até que ela cai. A ação dura 45 segundos.

Em outra filmagem na mesma linha, também perto das 22h, um homem entra pela porta de trás, vai até a frente do ônibus e parece fazer uma ameaça. Antes de sair, ele volta e aponta mais uma vez para o motorista até que sai correndo.

O ônibus continua parado e logo depois um homem com o rosto coberto entra com um pedaço de madeira e quebra a câmera.

Obrigatoriedade das câmeras

O contrato entre o município e o Consórcio Fênix exige que 537 ônibus da frota tenham quatro câmeras para segurança. Só que em aproximadamente 30 linhas a regra não está sendo cumprida porque as câmeras foram retiradas.

O motivo, de acordo com o coordenador técnico do consórcio, Rodolfo Guidi, são as ameaças que os motoristas recebem. Dez boletins de ocorrência já foram registrados na Policia Civil, que investiga o caso.

A Secretaria Municipal de Transportes também acompanha e diz que pretende fazer a reunião com as Polícias Civil e Militar e com a Guarda Municipal para pensar em uma solução.