INTERBUSS | Porque transporte é vida! | Página principal Missão e valores Anuncie! | Ônibus de Campinas

 Rede de transportes sobre trilhos cresceu pouco mais de 30km em 2017

Por: Notícias Portal InterBuss / Portal InterBuss

• Com informações do Jornal DCI.




A rede de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil cresceu 30,2 km em 2017. O crescimento, ainda que modesto, se deu pela inauguração de duas novas linhas e a extensão de outras três, ampliando 24 estações de atendimento à população brasileira.

Os números fazem parte do Balanço do Setor Metroferroviário 2017/2018, divulgado ontem Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

Cerca de 50% desse crescimento se deu com a inauguração da Linha 2 do Metrô de Salvador, com incremento de 14,4 km em apenas 1 ano. O VLT Carioca adicionou mais 5,8km à rede; o VLT da Baixada Santista outros 4,7 km; o Metrô de São Paulo mais 3 km com a ampliação da Linha 5-Lilás e a linha de VLT da CBTU Maceió acrescentou mais 2,3 km de trilhos à malha urbana.

“É importante e necessário que os novos governantes que se anunciam incluam o transporte entre as suas prioridades de gestão”, enfatiza o presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores.

O aumento da capilaridade dos sistemas, com a expansão da rede e as novas estações, possibilitou a estabilidade no volume de passageiros transportados em 2017, totalizando 2,93 bilhões de passageiros.

Se a rede não contasse com essa ampliação, o País teria registrado uma queda de 1,2% na demanda de passageiros. O arrefecimento da economia e a queda dos empregos formais são fatores que impactam diretamente o fluxo de passageiros.

O estudo mostra ainda que a frota trens teve renovação recorde em 2017, com a entrada em operação de 719 novos carros de passageiros, alta de 15,5% sobre 2016.



 VEJAMAIS


INTERBUSS | Porque transporte é vida! | Página principal Missão e valores Anuncie! | Ônibus de Campinas