INTERBUSS | Porque transporte é vida! | Página principal Missão e valores Anuncie! | Ônibus de Campinas

 Relatório final indica que queda de avião da Chapecoense foi fruto de negligência

Por: Notícias Portal InterBuss / Portal InterBuss




O Grupo de investigação de acidentes da autoridade de aeronáutica civil da Colômbia divulgou no dia 27 de abril o relatório final com as conclusões sobre o desastre com o avião da LaMia, que caiu dia 28 de novembro de 2016. A aeronave transportava a delegação da Chapecoense e a sua queda deixou 71 mortos.

O documento da autoridade colombiana confirma que o combustível do avião era insuficiente para o voo entre Santa Cruz e Medellín. As investigações apontaram que a pane começou 40 minutos antes da queda do avião e os pilotos sabiam disso.

O engenheiro aeronáutico Shailon Ian, presidente da Vinci Aeronáutica, considera que o documento responde definitivamente as causas do acidente. “A autoridade colombina foi precisa quando ela ressalta que a aeronave saiu de Santa Cruz sem combustível necessário para chegar ao destino”. Para Shailon Ian, um acidente é quando algo acontece sem planejamento, sem interferência: “Outra coisa é quando você sai para fazer um voo com um avião que não tem combustível suficiente para chegar ao destino, e faz isso de maneira rotineira conforme aponta o relatório. Não dá para dizer que isso é acidente”.

O relatório aponta ainda as ações inadequadas da tripulação durante a emergência, inclusive na configuração da aeronave para o pouso, reduzindo a capacidade de planeio do avião. “O comandante não admitiu em momento algum que estava sem combustível, não alertou os ocupantes do problema, que não se prepararam para o impacto” ressalta Shailon.

O engenheiro lembra que a indústria aeronáutica é conhecida por aprender com suas tragédias. A filosofia de Segurança de Voo estabelece que as ocorrências envolvendo aeronaves são investigadas com o único objetivo de fornecer subsídios e recomendações para a indústria aeronáutica que evitem ocorrências similares no futuro. “Desde seus primórdios a comunidade mundial se organizou para estudar as causas dos acidentes e incidentes, divulgando recomendações para que tais eventos não se repitam”. (de assessoria).



 VEJAMAIS


INTERBUSS | Porque transporte é vida! | Página principal Missão e valores Anuncie! | Ônibus de Campinas