Bois pulam de navio que está atracado no porto de São Sebastião/SP

Bois pulam de navio que está atracado no porto de São Sebastião/SP

18/06/2018 0 Por Notícias Portal InterBuss

• Com informações do Portal Nacional de Seguros.




O cenário no Porto de Sebastião mostra a fragilidade e inadequação do sistema de exportação de animais vivos.

Em apenas sete dias, três bois já pularam do navio Aldelta, atracado no Porto de São Sebastião (litoral norte de SP) numa tentativa desesperada de escapar da morte. No dia 8 de junho dois bois foram resgatados no mar pela Cia DOCAS, que administra o Porto. E na madrugada de ontem, 14 de junho, mais um boi se lançou ao mar e nadou por 10 km até ser resgatado.

O fato não é isolado, mas recorrente, pois, há vários relatos de moradores de São Sebastião contando que é frequente bois caírem no mar. O cenário deixa visível um sistema caótico de exportação de animais vivos e que tem sido combatido no mundo todo por meio de protestos que reúnem milhares de pessoas.

Esse comércio, além de ser cruel com os animais, mantendo-os por semanas em meio a fezes, urina e vômito, com fraturas e sem poder sequer respirar direito ou deitar para descansar, também prejudica o meio ambiente (com a eliminação de toneladas de excrementos em alto mar) e se mostra bem pouco relevante para a economia brasileira que ganha muito mais abastecendo os frigoríficos do país e exportando carne congelada.

Além disso, os navios de carga viva estão completamente obsoletos e inadequados. Cenas de bois saltando dos navios, como tem ocorrido em São Sebastião, tem sido registradas, em outras partes do mundo, e corrido as redes sociais geralmente bastante revolta. Normalmente esses animais, quando não se afogam, são resgatados e reembarcados.

O boizinho que pulou do navio Aldelta ontem é um desses símbolos de resistência e mostra o quanto o sofrimento desses animais pede urgência.

A vontade de viver fez com que esse boizinho sobrevivesse até as 7 horas da manhã em plena água gelada (foi uma das madrugadas mais frias do ano), quando foi avistado por uma pequena embarcação e, depois, içado por um caminhão guincho da Cia DOCAS. Veja video em https://www.anda.jor.br/2018/06/boi-se-torna-um-simbolo-de-resistencia/