Tribunal chinês exibe fotos de devedores judiciais em painéis de pontos de ônibus

Tribunal chinês exibe fotos de devedores judiciais em painéis de pontos de ônibus

03/07/2018 0 Por Notícias Portal InterBuss

• Com informações do R7.




O Tribunal Popular de Fuyang Yingquan, na China, decidiu exibir fotos de pessoas com dívidas judiciais em paradas de ônibus na província de Anhui.

De acordo com o Daily Mail, nome, rosto e informações detalhadas de 30 devedores foram estampados em pôsteres, que o tribunal promete atualizar todos os meses.
Caso o inadimplente faça o pagamento da dívida, uma grande notificação com as palavras “pagamento cumprido” vai cobrir os dados divulgados.
Os cartazes são colocados estrategicamente em paradas de ônibus próximos a bancos e centro comunitários
Segundo porta-voz do tribunal, o maior valor a ser pago entre os devedores expostos chega a quase 3,2 milhões de yuans — o equivalente a quase R$ 1,65 milhão.
Ele conta que a primeira leva de inadimplentes divulgada é uma das mais representativas, por incluir pessoas mais velhas ou que têm muito dinheiro.
“Em julho de 2013, o Supremo Tribunal Popular estipulou que, se um devedor se recusar a pagar (uma dívida), apesar de poder pagá-la, os seus direitos de privacidade e reputação devem ser um pouco restritos ou controlados”, explicou o porta-voz.
Essa medida prevê que o nome de uma pessoa, sexo, idade, número de identificação e detalhes da dívida podem ser exibidos por meio de canais públicos, como jornais, canais de TV, sites e outdoors.
O tribunal informou que até o momento, das 30 pessoas expostas, apenas uma saldou a sua dívida.
As autoridades chinesas têm sido criativas nesse tipo de cobrança. Ao invés do “muro da vergonha”, o Tribunal Popular do Condado de Hejiang passou a exibir “trailers da vergonha” em um cinema da província de Sichuan.
Os nomes e os rostos de 26 inadimplentes foram editados exibidos em um clipe durante as sessões.
Em abril, o Tribunal Popular Intermediário de Zhengzhou, no leste da China, passou a exibir os devedores da região em um outdoor de LED gigante colocado em uma praças.