Mercado de financiamento de carros usados ainda é pouco explorado

Mercado de financiamento de carros usados ainda é pouco explorado

18/09/2018 0 Por Notícias Portal InterBuss

• Com informações da Assurant

O mercado de seminovos no Brasil tem se mantido praticamente estável nos últimos quatro anos, movimentando cerca de 10 milhões de veículos anualmente. Já a venda de veículos novos vem apresentando quedas consecutivas, devido a maior suscetibilidade a fatores como disponibilidade de crédito e renda. De 2015 para 2016, por exemplo, a queda chegou a quase 20%. De acordo com dados da Fenabrave, foram emplacados 2 milhões de veículos novos em 2016, o que corresponde a um quinto das vendas de seminovos no mesmo ano: 10 milhões. Apesar disso, a oferta de produtos financeiros, garantias e proteções para seminovos é extremamente baixa. Uma pesquisa realizada pela consultoria GR Performance mostra que apenas 12% dos principais portais para busca de carros seminovos oferecem produtos financeiros durante a jornada virtual dos consumidores.

Dados da consultoria Gipa também mostram um cenário desafiador. Proprietários de veículos com 2,2 anos de uso ou mais deixam de frequentar concessionárias para serviços de revisão e reparos, optando preferencialmente por oficinas mecânicas. Para Fabiano Telatin, diretor comercial de automóvel da Assurant, empresa especialista em gestão de risco e proteção de bens, a falta de utilização dos serviços de concessionárias para veículos seminovos contribui significativamente para a baixa geração de receita em pós-vendas em todo país. “A oferta de produtos como garantia estendida, garantia mecânica e seguro para pequenos reparos poderia reverter este quadro, fidelizando clientes com a marca e diminuindo a dependência dos concessionários de receitas oriundas apenas das vendas de veículos novos e usados”, comenta o executivo.

A Assurant é a segunda maior companhia em participação no mercado de serviços financeiros para automóveis e a que possui o maior número de parcerias com montadoras. Seu volume de vendas de garantia estendida para automóvel cresceu 23% em 2017 no comparativo com o ano anterior, passando de R$ 34,3 milhões para R$ 42 milhões. O market share da empresa também cresceu no período, passando de 16,4% para 23%.

Um dado interessante é que de 2016 para 2017 os atendimentos da Assurant para produtos comercializados em concessionárias (garantia estendida, assistência e outras coberturas) aumentaram mais de 300%, indicador que mostra o quanto este tipo de serviço traz benefícios aos consumidores.

Além de fidelizar clientes, a oferta de serviços e proteções para seminovos pode impulsionar a rentabilidade das revendas e diminuir riscos de má experiência com a marca devido a reparos inadequados realizados em oficinas independentes. “Percebemos que os players para comercialização de veículos no Brasil se concentram quase que exclusivamente no fechamento da venda do veículo, sem dar muita atenção para outras oportunidades de geração de receita e relacionamento com o cliente. Já em mercados mais maduros, como nos EUA, o oferecimento de serviços pós-venda é bem mais frequente. Acompanhamos dados do mercado e eles nos mostram que há um grande potencial para crescimento no Brasil neste seguimento”, afirma Fabiano Telatin.

Sobre a Assurant
Assurant, Inc. (NYSE: AIZ) é uma provedora global de soluções de gerenciamento de risco, protegendo as residências de seus consumidores e os bens que compram. Uma empresa da Fortune 500, a Assurant concentra-se no mercado residencial e do estilo de vida e está entre os líderes de mercado em produtos de proteção de dispositivos móveis e serviços correlatos; produtos de garantia estendida; proteção de veículos; seguro funeral; seguro de locatários e credores; e avaliação hipotecária. A Assurant tem presença de mercado em 21 países, enquanto a Fundação Assurant trabalha para apoiar e melhorar as comunidades. Saiba mais em assurant.com ou no Twitter @AssurantNews.