BMW e Citroën convocam donos de carros das marcas para recall

BMW e Citroën convocam donos de carros das marcas para recall

09/10/2018 0 Por Notícias Portal InterBuss

• Com informações da Fundação Procon.

A BMW Group Brasil convocou nesta terça-feira (9/10) os proprietários dos modelos BMW 120i Sport, BMW 125i M Sport, BMW M140i, BMW 540i M Sport, MINI Cooper Countryman, MINI Cooper S Countryman, MINI Cooper S Countryman ALL4 e MINI John Cooper Works Countryman ALL4 – fabricados entre maio de 2018 e junho de 2018; chassis abaixo identificados – para agendarem com uma autorizada da marca a substituição do sensor de monitoramento das rotações do motor.

Chassis (números não sequenciais)
120i Sport – de 5H27757 até 7B46746
125i M Sport – de 7B45164 até 7B45167
M 140i – de VD86630 até VD86644
540i M Sport – de WC96062 até WC96087
MINI Cooper Countryman – de 3F90463 até 3F90743
MINI Cooper S Countryman – de 3F84207 até 3F84319
MINI Cooper S Countryman ALL4 – de 3E88607 até 3E88744
MINO John Cooper Works Countryman ALL4 – de 3F15601 até 3F15612

No comunicado a empresa informa que foi verificado que, devido a uma falha de fabricação no sensor de monitoramento, em algumas situações, as rotações do motor poderão não ser monitoradas. Com essa falha, o veículo pode apresentar perda de potência ou desligamento do motor durante o seu funcionamento, podendo ocorrer danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e terceiros.

Para mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800 019 7097, das 8h às 19h, e o site www.bmw.com.br/recall ou www.mini.com.br/recall

O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

Citroën
A Citroën do Brasil convocou nesta terça-feira (9/10), os proprietários dos veículos modelos Jumpy, com numeração de chassis de JA000038 a JA001021, fabricados entre 6/9 a 5/12/17, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a substituição dos amortecedores traseiros.

No comunicado, a empresa informa ter detectado um dimensionamento inadequado do ponto de fixação superior do amortecedor traseiro que poderá, o desprendimento parcial do amortecedor com possibilidade de danos ao sistema de freios e/ou combustível, bem como queda de componentes da suspensão em rodagem. Essa situação pode gerar a perda parcial de frenagem, vazamento de combustível e/ou queda de componentes, gerando risco de acidentes com possibilidade de danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros.

Para agendamento e mais informações, a Citroën disponibiliza o telefone 0800 011 8088 e o site www.citroen.com.br

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.