Governo do Estado de São Paulo inaugura estação Morumbi do Metrô com 4 anos de atraso

Governo do Estado de São Paulo inaugura estação Morumbi do Metrô com 4 anos de atraso

27/10/2018 0 Por Notícias Portal InterBuss

A estação Morumbi da Linha 4-Amarela do Metrô, na Zona Sul de São Paulo, foi inaugurada na manhã de sábado (27). Com isso, a Linha 4, operada pela concessionária ViaQuatro, passa a ter 11,3 km de extensão e 10 estações.

A estação foi aberta oficialmente às 10h de sábado, e funcionará, por enquanto, das 10h às 15h, já com a cobrança da passagem.

A estação foi entregue sem integração com o terminal de ônibus, que, segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, ficará pronta junto à estação em 45 dias.

Quando o consórcio espanhol Isolux Corsán-Corvian foi contratado, em 2012, a previsão era construir as estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie até 2014 por R$ 1,8 bilhão. Pouco do serviço contratado, porém, foi entregue e o contrato foi quebrado.

Um novo consórcio foi contratado e a previsão passou a ser a entrega da estação São Paulo-Morumbi em 2017, o que também atrasou.

Em visita técnica à estação na sexta-feira (26), o governador e candidato à reeleição Márcio França disse que 28 mil pessoas irão utilizar a estação por dia e que ela irá abrir neste sábado “de maneira progressiva”.

O governador também falou que, em dias de shows no estádio do Morumbi, irá tentar deixar a estação aberta até mais tarde, assim como é feito na estação Corinthians-Itaquera em dias de jogo. “Vamos tentar abrir para poder servir as pessoas que vão se utilizar da estação”.

França também se disse “contente” com a abertura da estação, que começará funcionando de forma progressiva. “é uma reivindicação antiga da região, em especial para os são-paulinos que vão poder assistir ao jogo aqui de maneira mais fácil”.

Linha 4-Amarela

Quando a estação Vila Sônia for inaugurada, a Linha 4 terá 11 estações, ao longo de quase 13 km entre a Luz e a Vila Sônia. O contrato para início da primeira fase das obras foi assinado em novembro de 2006.

As primeiras estações inauguradas foram Paulista e Faria Lima, em maio de 2010, e a segunda fase de obras teve licitação fechada em 2012 por R$ 1,8 bilhão. Mas, dentro desta etapa, apenas a estação Fradique Coutinho foi aberta, em novembro de 2014.

A Linha Amarela do Metrô começou a ser construída há 14 anos. Em 2007, um desmoronamento na obra da estação Pinheiros do Metrô deixou 7 mortos.

Em 2015, funcionários foram flagrados de braços cruzados na obra da estação Higienópolis Mackenzie. O contrato com a construtora foi rompido e o trabalho, suspenso por mais de um ano. Outro consórcio assumiu a construção.

Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, a expectativa é que a estação Vila Sônia do Metrô seja entregue entre o final de 2019 e o começo de 2020. As informações são do G1.