Motorista ajuda passageiro que convulsionou dentro de ônibus no Guarujá

Motorista ajuda passageiro que convulsionou dentro de ônibus no Guarujá

09/10/2018 0 Por Notícias Portal InterBuss

• Com informações do G1 Santos.

Um motorista de ônibus ajudou a salvar a vida de um jovem passageiro em Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo G1 nesta terça-feira (9), o condutor parou o coletivo e fez os procedimentos de primeiros socorros na vítima. A atitude do ‘herói’ acabou viralizando nas redes sociais, já que o procedimento foi essencial para salvar a vida do rapaz.

Aos 51 anos, José Carlos Santos sempre foi motorista de carreta. Há quatro anos, porém, as viagens têm sido em maior companhia. Ele virou motorista de ônibus municipal em Guarujá, cargo que já almejava há alguns anos. Porém, na noite do último sábado (6), ele se deparou com uma situação diferente do habitual.

O caso inusitado ocorreu enquanto ele fazia o trajeto da linha 19, que faz o percurso entre Vicente de Carvalho e o bairro Enseada, com o ônibus completamente lotado. Durante o caminho, por volta das 19h30, próximo ao Centro Comunitário Dante Sinopouli, na Vila Áurea, o motorista se deparou com um pedido de ajuda dos passageiros.

“Um rapaz passou mal no interior do ônibus. Os passageiros pediram para que eu parasse o ônibus. Quando eu parei, eu vi que ele realmente estava passando muito mal e precisava de ajuda urgentemente”, conta José Carlos.

O motorista freou o coletivo e correu para o fundo do ônibus, onde avistou o rapaz sendo auxiliado por outros dois passageiros. Ele percebeu que o jovem estava tendo uma convulsão e aplicou os procedimentos de primeiros socorros.

“Ele estava deitado de lado e com um líquido saindo pela boca. Chamamos pelo nome dele e perguntamos onde ele estava. Em seguida, fomos buscar água, desviamos o trânsito e chamamos o Samu. Quando o Samu chegou, ele ainda não conseguia falar onde morava. Eles me agradeceram por conta dos primeiros socorros”, lembra o motorista.

José Carlos tem curso de bombeiro civil, além de ter realizado os treinamentos oferecidos pela empresa de ônibus. Ele diz que isso faz muita diferença em uma situação de socorro ao passageiro. “Os treinamentos da empresa sempre visam nos instruir e sempre abordam o tema primeiros socorros”, conta.

Os outros passageiros mantiveram a calma e aguardaram o atendimento. Depois de o passageiro ser retirado do ônibus pelo Samu, o motorista voltou ao posto e seguiu seu trajeto. Segundo a Secretaria de Saúde de Guarujá, o Samu estabilizou e encaminhou o paciente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente de Carvalho, que foi medicado, avaliado e posteriormente, liberado.

Uma das usuárias do transporte ficou impressionada com a agilidade do motorista e o gesto de carinho ao próximo. Antes de descer no ponto desejado, ela tirou uma foto de José Carlos e postou nas redes sociais, exaltando o motorista. No postagem, ela disse que o condutor deu um ‘show de humanidade’, e que ele era um ‘ser especial’.

“Ela reconheceu, me deu parabéns. Eu falei que estava ali para isso. Eu me senti muito grato, porque estamos no dia a dia e lidamos com o público. A gente tenta ajudar as pessoas da melhor forma possível. A empresa nos passa que temos que dar atenção aos passageiros. Eu me senti valorizado e agradeço às pessoas do ônibus. Fiz a diferença na hora, isso me deixa muito mais feliz. Sempre que precisarem de mim, independente de estar no ônibus ou não, podem contar comigo”, finaliza.