Transporte coletivo de Florianópolis recebe 72 novos ônibus até janeiro de 2019

Transporte coletivo de Florianópolis recebe 72 novos ônibus até janeiro de 2019

27/12/2018 0 Por Notícias Portal InterBuss

O transporte coletivo de Florianópolis receberá um reforço de 72 novos ônibus até o final de janeiro de 2019. Neste sábado (29), a prefeitura apresenta os primeiros 54 novos veículos, em frente ao Koxixo’s, na avenida Beira-Mar Norte. Os outros 18 ficarão para o final de janeiro.

No total, 11 ônibus virão equipados com ar-condicionado e carregador de bateria para celular, 16 são veículos leves com 38 lugares (linhas de morro), dois ônibus são executivos e 43 são pesados (com capacidade para 54 passageiros sentados e 24 em pé). Todos terão elevador.

Com essa aquisição, que representa investimentos da ordem de R$ 4 milhões, a frota de 550 veículos (463 ônibus comuns e 87 executivos) passa de um percentual de 74%  para 89% de ônibus adaptados com elevadores. A idade média dos veículos utilizados no transporte coletivo também não será maior do que seis anos, já que os ônibus novos substituem outros mais velhos.

Juntamente com outros seis ônibus que entraram em circulação em janeiro deste ano, a frota contará com 17 veículos com ar-condicionado, que operam apenas em linhas que vão diretamente de um terminal para outro. Segundo o secretário municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, Marcelo Roberto da Silva, o contrato de licitação não previa aquisição de veículos com ar-condicionado, porém, o prefeito Gean Loureiro teria feito essa exigência para as linhas entre terminais.

Aplicativo para deficientes visuais

Também em janeiro, a prefeitura deve lançar a terceira atualização do aplicativo Floripa no Ponto, estendendo seu uso para pessoas com deficiência visual. A estreia está prevista para o dia 15, quando cinco voluntários indicados pela Acic (Associação Catarinense de Integração do Cego) farão os testes finais do aplicativo, que terá comando de voz.

“O celular das pessoas com deficiência visual já tem teclas em braile, então ele poderá baixar o aplicativo e acioná-lo por comando de voz. Poderá dizer em qual ponto da cidade está e o app vai informar quais linhas de ônibus passam naquele local. A pessoa então informa qual linha gostaria de pegar e o app responde quanto tempo vai levar para o ônibus chegar até ele”, explica o secretário.

Com mais de 30 mil downloads, o app Floripa no Ponto já passou por outras duas atualizações para incluir informações em inglês e espanhol.

As informações são do Notícias do Dia.