Volvo vende dez ônibus articulados para empresa operadora do interior da Colômbia

Volvo vende dez ônibus articulados para empresa operadora do interior da Colômbia

23/12/2018 0 Por Notícias Portal InterBuss

A Volvo Bus vendeu 10 ônibus articulados para operar no BRT de Pereira, cidade pertencente ao eixo cafeeiro colombiano, a 360 quilômetros da capital Bogotá. Os ônibus são do modelo B340M, com caixa de câmbio automática, motorização Euro V, freios a disco e também saem de fábrica com uma série de outros atributos, como o Fleet Management, o software de gestão de frota da marca.

 Os veículos foram adquiridos pela Transportes Del Otún, empresa que venceu a última licitação oferecida pelo município. Com 18 metros de comprimento e capacidade para 160 passageiros, ele rodarão em todas as três rotas do Megabus, o nome do BRT de Pereira. Os ônibus foram produzidos na fábrica da Volvo de Curitiba e encarroçados pela Busscar Colômbia.

“É o produto ideal para cidades de médio e de grande portes que precisam de veículos de grande capacidade para atender a demanda crescente de passageiros”, diz André Marques, diretor geral da Volvo Bus Colômbia. Ele lembra que Pereira tem uma economia em expansão e continua a crescer, com uma população de cerca de 500 mil habitantes na zona urbana e em torno de 1 milhão de habitantes na região metropolitana.

“Essa venda mostra a confiança que os transportadores e os gestores dos BRTs têm na marca e também reforça a liderança da Volvo nesse segmento”, destaca Fábio Lorençon, diretor comercial da Volvo Bus Colômbia. Com esse negócio, a Volvo soma cerca de 50 ônibus em Pereira.

Líder em BRT’s

Recentemente, a Volvo vendeu 700 ônibus na Colômbia, na que foi considerada a maior venda da década. São 402 biarticulados e 298 articulados para a renovação da frota da capital da Colômbia. Os ônibus vão circular no Transmilênio, o BRT de Bogotá, capital da Colômbia. Novamente a Volvo se torna o maior fornecedor de veículos para o sistema, considerado um dos mais avançados do mundo em transporte de passageiros. As entregas iniciam em 2019 e seguem em 2020.

O novo negócio com a Colômbia mantém a liderança Volvo em BRTs, com mais de 50% das frotas nesses sistemas. Além de Bogotá, os articulados e biarticulados da marca operam em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Cidade da Guatemala, San Salvador, Quito, Cidade do México, Guayaquil, Manaus, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Cali, Bucaramanga, Santiago e Curitiba.

Do inglês Bus Rapid Transit, BRT’s são os sistemas organizados de transporte coletivo urbano. Com vias exclusivas para ônibus, eles foram criados para melhorar a qualidade do transporte público e desafogar o trânsito das cidades.