Motoristas de ônibus fazem treinamento para saber como ciclistas se sentem no trânsito na PB

Motoristas de ônibus fazem treinamento para saber como ciclistas se sentem no trânsito na PB

09/01/2019 0 Por Notícias Portal InterBuss

Saber como um ciclista se sente no trânsito, especialmente quando não há ciclofaixa. Essa foi a proposta de um curso para motoristas de ônibus que circulam em João Pessoa, oferecido pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana da capital paraibana (Semob-JP).

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece uma distância mínima de 1,5 metros entre o ciclista e outros veículos e, com uma perspectiva humanizada do trânsito, aspectos como esse foram abordados durante o curso.

Em uma atividade prática, os motoristas tiveram que montar em bicicletas que estavam presas ao chão e pedalar, enquanto um ônibus passava ao lado, buzinando.

O condutor Edilson Araújo afirmou que todo condutor deveria passar por essa experiência para entender essa realidade. “A sensação que o ciclista tem não é muito boa não. É uma sensação que dá medo, a gente se assusta”, comentou.

De acordo com o instrutor Odair de Morais, o tema do programa foi “motorista amigo do ciclista”. “Então conscientizar essa intermodalidade da bicicleta com relação ao transporte coletivo de passageiros, fazer com que a relação no trânsito seja mais harmoniosa”, explicou.

As informações são do G1.