Governador de Santa Catarina aguarda parecer de prefeitos para integrar transporte da região de Florianópolis

Governador de Santa Catarina aguarda parecer de prefeitos para integrar transporte da região de Florianópolis

06/03/2019 0 Por Notícias Portal InterBuss

O governador Carlos Moises (PSL) deve receber nos próximos dias o parecer dos prefeitos da região sobre o transporte integrado. De acordo com a secretária de Segurança, Transporte e Bem Estar Social de São José, Andréa Pacheco, o grupo já tem uma série de questionamentos.

De acordo com Andréa, o modelo apresentado pelo Governo do Estado dispensa a necessidade de alteração na legislação em vigor para possibilitar a licitação. “Estamos discutindo a proposta do convênio. Essa avaliação é conjunta entre os municípios . Já fizemos uma reunião e chamaremos o Estado para explicar algumas dúvidas”, argumentou a secretária.

Segundo ela, a expectativa é que após análise dos prefeitos, que têm um mês para se manifestar, o governo deve encaminhar a licitação. “Se tudo der certo a expectativa do Governo do Estado será de licitar no segundo semestre”, completou.

Após avaliação dos prefeitos, os convênios precisarão ser aprovados pelas Câmaras de Vereadores. Segundo o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC, 80% dos deslocamentos de ônibus de Biguaçu, Governador Celso Ramos e Antônio Carlos ocorrem para fora da região, sendo São José e Florianópolis os principais destinos.

Um dos motivos para a situação é a falta de opções de linhas de ônibus dentro das cidades e a inexistência de conectividade da rede de transporte coletivo entre os municípios. Caso o passageiro queira ir até o Kobrasol, em São José, ele precisa se deslocar a Florianópolis para pegar outro ônibus intermunicipal.

A Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano prevê novas linhas de ônibus circulares em Biguaçu, que conectam bairros como Estiva, Sorocaba/ Timbé, Saudades, Três Riachos, Vendaval, Hospital, Rússia, Mor­ro do Ivo, Morro do Bela Vista, Morro do Boa Vista, Boa Vista, Saveiro, Fundos, Circular Fundos, Praia João Rosa, Jardim Janaína Circular e Bom Viver ao Centro de Biguaçu. Além disso, haverá opções diretas para Barreiros e Kobrasol, em São José, Governador Celso Ramos, Antônio Carlos e Florianópolis.

Projeto está em discussão desde 2016

O projeto de transporte integrado da região Metropolitana da Grande Florianópolis foi desenvolvido em parceria com o Observatório de Mobilidade da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Foram nove meses de estudos até a apresentação do modelo. Contudo, desde 2016 a proposta coleciona avanços e recuos.

A última ocorreu no final do ano passado. Para ser licitada, o modelo necessitava de uma alteração na legislação, inclusive sendo encaminhada para avaliação da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina). Contudo, pouco antes de encerrar o mandato, o então governador, Eduardo Pinho Moreira (MDB), optou por retirar o projeto da pauta. Segundo ele, o transporte integrado era uma projeto muito grande para ser avaliado em final de gestão.

O episódio culminou com a exoneração do então superintendente da Suderf (Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis), Cássio Taniguchi, que encabeçava o projeto.

As informações são do ND Online.