Motoristas em greve furam pneus de novos ônibus do sistema Transcol da Grande Vitória

Motoristas em greve furam pneus de novos ônibus do sistema Transcol da Grande Vitória

12/08/2019 0 Por Notícias Portal InterBuss

Um ônibus do Sistema Transcol, que faz parte da nova frota, com ar-condicionado e Wi-fi, teve o pneu furado e foi impedido de circular na manhã desta segunda-feira (12), no Terminal de Laranjeiras, na Serra.

De acordo com informações de testemunhas, o motorista chegou no local ainda cedo e foi impedido de sair por sindicalistas.

Nova Frota

Os novos ônibus do Sistema Transcol começaram a circular no inicio do mês em toda a Grande Vitória. Ao todo, são 26 novos coletivos que não utilizarão cobradores, abrangendo as linhas 501, 503, 504 508, 516, 523, 572 e 591.

Determinação

O Plantão Cível da Comarca da Capital determinou que motoristas de ônibus e cobradores circulem nesta segunda-feira (12) com ao menos 75% da frota dos coletivos. A decisão atende a um pedido do Governo do Estado, após o Sindicato dos Rodoviários do Espírito Santo (Sindirodoviários) anunciar na última sexta-feira (9) que iria parar 100% da circulação de ônibus, em protesto contra os novos veículos que não terão cobradores.

Segundo o juiz Aldery Nunes Junior, que assina a decisão, “a paralisação das atividades do Sistema Transcol, conforme experiências pretéritas, tem o condão de transformar a Grande Vitória em um caos, com a paralisação do comércio, atrapalhando ou impedindo que os trabalhadores cheguem aos seus locais de destino, prejudicando as atividades escolares, entre muitos outros problemas”.

A decisão ainda determina que a categoria não impeça ou tumultue o trânsito na Grande Vitória; não bloqueie a saída dos ônibus das garagens e não realize o movimento “catraca livre”, onde os passageiros entram sem pagar pelas passagens.

A multa, caso os trabalhadores não respeitem a decisão judicial, é de R$ 100 mil. O Sindirodoviários já foi notificado da decisão, segundo a Procuradoria Geral do Estado (PGE).

As informações são da Folha Vitória.