Novos ônibus do Sistema Transcol ainda não foram colocados para circular na Grande Vitória

Novos ônibus do Sistema Transcol ainda não foram colocados para circular na Grande Vitória

01/08/2019 0 Por Notícias Portal InterBuss

Os novos ônibus do Sistema Transcol da Grande Vitória, apresentados no final do mês de junho, pelo Governo do Espírito Santo, ainda não estão em circulação. Durante o evento de lançamento do Cartão GV, que será usado como bilhete único, o governador Renato Casagrande afirmou que ainda está dialogando com o Sindicato dos Rodoviários (Sindirodoviários).

Durante a fala, o governador reafirmou que os profissionais do sistema de transporte coletivo não serão demitidos, mas sim realocados para outras funções, dentro das próprias empresas. Casagrande ainda disse que os veículos já estão prontos para a circulação, mas ainda não foram liberados em respeito ao movimento do sindicato da categoria.

Sobre o novo cartão, o governador ressaltou que é mais um passo em favor da mobilidade urbana na Grande Vitória. “Estamos incorporando tecnologia no cartão do Transcol e, em breve, vamos usar este cartão no sistema municipal de Vitória e de Vila Velha. Daqui a pouco, quando tivermos o sistema de aquaviário, podemos incluir neste sistema. Se as prefeituras quiserem, também podem incorporar o sistema de bicicleta”, disse.

Cartão GV

Mais um passo para a implantação do Bilhete Único na região metropolitana foi anunciado. Na manhã desta quarta-feira (31), foram apresentados os novos layouts dos cartões para uso nos sistemas Transcol e municipais de Vitória e Vila Velha.

Além dos novos cartões, foi anunciado a implantação de terminais de autoatendimento para recargas, que ficarão em terminais da Grande Vitória. Além disso, os pontos de recarga estarão localizados em shoppings e em unidades da Rede Farmes. No total, serão 50 novos locais para as recargas.

A partir desta quinta-feira (1º) os novos cartões já podem ser adquiridos e recarregados pontos localizados na loja central, na Reta da Penha; na Ufes; nos terminais Jacaraípe, Laranjeiras, Vila Velha, Ibes e Campo Grande; e em 43 farmácias da Rede Farmes. A lista completa das unidades pode ser conferida neste site. Posteriormente, os terminais serão instalados nos shoppings Praia da Costa, Mestre Álvaro, Moxuara, Mont Serrat, Boulevard, Norte Sul e Vila Velha.

Ao contrário dos cartões atuais, não haverá mais layouts diferentes para os diversos tipos de usuários. Todos os cartões serão iguais. A previsão é que a partir do dia 1º de setembro, o mesmo cartão seja aceito em todos os ônibus Transcol, ‘verdinhos’ e Sanremo. Vale ressaltar que quem já validou o cartão, não precisa trocar.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que a partir de agora, o Bilhete Único será chamado de Cartão GV. Segundo ele, a implantação do sistema vai proporcionar mais segurança, reduzindo a circulação de dinheiro nos ônibus; redução de fraudes e evasão de receitas; e possibilitar a integração dos sistemas municipais com o Transcol.

Validação

A validação do bilhete único dos ônibus Sanremo e ‘verdinhos’ segue acontecendo na Grande Vitória, mas cerca de 40 mil passageiros dos municípios de Vitória e Vila Velha, ainda não realizaram o procedimento. O prazo encerra no dia 16 de agosto.

Este processo de recadastramento funciona da mesma forma que aconteceu com o sistema Transcol. Ao embarcar no ônibus, o usuário deve passar o cartão de passagem primeiro na máquina azul e depois na vermelha para validá-lo.

Segundo informações da Secretária de Estado de Transportes e Obras Públicas, a expectativa é que até o fim do ano, tanto os cartões do Transcol, quanto os municipais sejam aceitos em qualquer um dos sistemas. Caso o passageiro perca o prazo de recadastramento, a orientação é que procure os postos de atendimento do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) para realizar a migração.

As informações são do Folha Vitória.