No Dia Mundial Sem Carro, Brasília tem oferta de ônibus e metrô reduzida pela metade

No Dia Mundial Sem Carro, Brasília tem oferta de ônibus e metrô reduzida pela metade

23/09/2019 0 Por Notícias Portal InterBuss

Neste domingo (22), comemorou-se o Dia Mundial Sem Carro. A data pretende incentivar a população a diminuir o uso de carros e motos, diminuindo também a emissão de gases poluentes na atmosfera.

No entanto, em Brasília, quem quiser aderir à proposta não tem muitas opções de transporte público. Isso porque, aos domingos, a oferta de ônibus no DF é 55,2% menor que de segunda a sexta-feira.

Segundo informações da Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal, em dias úteis, o DF conta com 743 linhas de ônibus, que fazem 20.824 viagens. Nos sábados, o número já cai: são 468 linhas e 19.170 viagens.

Os domingos, no entanto, são os dias com menos oferta. Apenas 333 linhas de ônibus circulam, em 7.574 viagens, número 36,3% menor que o registrado de segunda a sexta-feira.

Segundo a Semob, “o número de linhas em operação no sábado e no domingo é menor do que nos dias úteis por conta da redução da demanda”.

G1 perguntou se haveria aumento nos ônibus por conta do Dia Mundial Sem Carro. No entanto, segundo a pasta “não haverá programação, visto que é uma data lembrada dentro da Semana Nacional de Trânsito, que foi cancelada”.

Transporte público em Brasília

Um levantamento produzido em 2018 pelo instituto de pesquisa americano Expert Market, com base em dados coletados em 74 dos principais centros urbanos do mundo, apontou que Brasília tem um dos 10 piores sistemas de transporte público do mundo.

Para montar a classificação, o instituto levou em consideração os seguintes critérios:

  • Tempo de viagem
  • Espera para pegar a condução
  • Distância total
  • Custo mensal do transporte relacionado ao salário médio da população

Segundo a pesquisa, Brasília apresenta o segundo pior tempo médio de espera por ônibus ou metrô no mundo: 28 minutos. Apenas Salvador (33 minutos) tem situação pior.

Na questão do deslocamento médio diário por meio de transporte público, Brasília (1 hora e 36 minutos) fica à frente apenas de Bogotá, na Colômbia (1 hora e 37 minutos).

Na época da pesquisa, a Semob alegou que o aplicativo utilizado como base da pesquisa “não tem precisão nem eficácia” na capital e disse que o estudo não leva em conta outros critérios importantes.

Dia Mundial Sem Carro

O Dia Mundial Sem Carro é uma data internacional celebrada em 22 de setembro, em cidades de todo o mundo. A iniciativa, criada na França em 1997, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a emissão de gases emitidos por automóveis.

Durante a data, atividades são realizadas com a intenção de incentivar os participantes a não utilizarem motos e carros.

No ano passado, o Governo do Distrito Federal fechou parte do estacionamento do Setor Comercial Sul por quatro dias, como parte do evento. Já em 2017, ciclistas puderam viajar de graça no metrô de Brasília durante a data.

As informações são do G1.