Prefeitura de Joinville projeta criar mais 35 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus

Prefeitura de Joinville projeta criar mais 35 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus

08/09/2019 0 Por Notícias Portal InterBuss

Sem abertura de novos corredores de ônibus desde 2017, quando foi concluída a via exclusiva para ônibus na Nove de Março, a Prefeitura de Joinville planeja criar mais 35 quilômetros até 2021. Há possibilidade de mais trechos serem incluídos, entre as ruas a serem recapeadas, mas já há cinco vias definidas para receber os novos corredores (Albano Schmidt, Helmut Fallgater, Aubé, Itajaí e Hermann Lepper).

A instalação vai depender da adequação dos projetos do PAC de Mobilidade, contratado no início de 2015. Como Joinville tem hoje apenas 25 quilômetros de corredores, chegaria a 60 km com as novas vias.

O Plano da Mobilidade tem como meta atingir 80 km de corredores até 2030. Seria uma forma de aumentar a velocidade média dos atuais 17km/h para 25km/h (meta esta prevista para 2025). O Plano de Mobilidade traça diretrizes, sem obrigatoriedade de cumprimento.

Na ação apresentada nesta semana contra a Secretaria de Infraestrutura de Joinville, o Ministério Público quer melhorias na acessibilidade dos terminais de ônibus, além dos demais prédios de responsabilidade da pasta. Neste ano, o MP apresentou em Joinville uma série de ações com cobranças na acessibilidade em prédios públicos.

Em 2016, foi a vez da Getúlio Vargas ganhar corredor de ônibus. No ano seguinte, foi feita a segunda etapa da via exclusiva para o transporte coletivo na Nove de Março, concentrando o acesso ao terminal central. Desde então, Joinville não ganhou mais corredores.

As informações são do NSC Total.