Xangai ganha primeira linha de ônibus com rota definida de acordo com demanda de passageiros

Xangai ganha primeira linha de ônibus com rota definida de acordo com demanda de passageiros

17/09/2019 0 Por Notícias Portal InterBuss

A linha de ônibus nº9 da rede pública de Xangai é a primeira da China a ter rotas definidas com base em dados dos passageiros.  O projeto é realizado em parceria com a Alipay, plataforma de pagamentos da Alibaba, que fornece os algoritmos de Inteligência Artificial (IA) para a operação.

O serviço funciona da seguinte forma: o usuário reserva seu assento pelo aplicativo e, dentro de um alcance determinado, escolhe o seu local de destino. A inteligência do sistema, então, calcula a melhor rota de acordo com as definições de cada passageiro. Segundo a Alipay, o algoritmo permite reduzir em 30% o tempo de chegada dos usuários e diminuir as tarifas em até 10% do valor.

Outra vantagem da rede de ônibus inteligentes é que o passageiro não corre o risco de pegar o veículo lotado e ficar sem lugar. A Alibaba também destaca o impacto positivo em relação ao meio-ambiente, por conta do uso mais eficiente de combustível.

A solução é uma integração entre computação em nuvem, IA e Internet das Coisas (IoT). O sistema “transformará os serviços de ônibus convencionais por meio de paradas inteligentes, rotas personalizadas e transporte ecológico”, afirma a Alipay durante anúncio da novidade em Tianjin. O objetivo da Alibaba é implementar o sistema nas principais cidades da China dentro dos próximos três anos.

As informações são do StartSe.