EMTU coloca Rápido Luxo Campinas para operar em parte das linhas da Viação São Roque

EMTU coloca Rápido Luxo Campinas para operar em parte das linhas da Viação São Roque

09/10/2019 0 Por Notícias Portal InterBuss

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) disponibiliza, a partir desta quarta-feira (9), frota complementar de oito veículos da empresa Rápido Luxo Campinas no sistema Paese.

O plano de emergência atender aos passageiros que utilizam as linhas da Viação São Roque, que está em greve. Os veículos irão operar de forma compartilhada nas linhas 6214, 6215, 6218, 6219 e 6220, que fazem as ligações Mairinque – São Roque, São Roque – Alumínio e Ibiúna – São Roque.

A EMTU orienta que os créditos contidos nos cartões da Viação São Roque não serão aceitos na frota complementar.

Os funcionários da empresa de transporte intermunicipal entraram em greve no dia 21 de setembro. De acordo com o sindicato da categoria, eles alegam que a Viação São Roque não está cumprindo os deveres trabalhistas.

Segundo os trabalhadores, os salários, vale-refeição e cesta básica são pagos constantemente com atraso, as férias e participação nos lucros e resultados (PLR) não são pagos, o FGTS não está sendo pago e o INSS não está pagando o salário e os benefícios a empregados que foram cortados, mas, mesmo assim, o médico da empresa não libera o retorno ao trabalho.

No dia 25, os ônibus da Viação São Roque foram recolhidos por fiscais da EMTU, após o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região ter feito uma denúncia a respeito das más condições mecânicas dos veículos.

Em reunião realizada na segunda-feira (7), os trabalhadores rejeitaram a proposta feita pela empresa e mantiveram a greve. Eles não aceitaram o parcelamento no pagamento do tíquete-refeição, das férias e da participação nos lucros e resultados (PLR).

Ainda segundo o sindicato, os colaboradores irão aguardar em greve a apresentação de uma nova proposta de quitação da dívida trabalhista. A empresa não foi localizada para falar sobre o assunto.

Uma nova audiência de conciliação está marcada para esta quinta-feira (10), em Campinas (SP). Uma liminar determina que 70% da frota continue em circulação em horário de pico e 50% nos demais horários.

As informações são do G1.