Sete ônibus articulados alugados para reforçar BRT durante o Rock In Rio continuarão operando no Transoeste

Sete ônibus articulados alugados para reforçar BRT durante o Rock In Rio continuarão operando no Transoeste

08/10/2019 0 Por Notícias Portal InterBuss

O Consórcio BRT informou nesta segunda-feira que os sete ônibus articulados alugados para o Rock in Rio, já a partir desta terça atenderão as linhas regulares do BRT Transoeste. Segundo o BRT, o reforço será temporário, até que outros ônibus que estão em manutenção voltem a circular.

A notícia havia sido antecipada pela manhã pelo secretário municipal de Eventos, Felipe Michel, em entrevista ao “Bom dia Rio”, da TV Globo. Entretanto, procurada, a Secretaria municipal de Transportes (SMTR) respondeu que “está sendo avaliada a formalização da inclusão destes veículos para operação rotineira no sistema”.

Ainda na entrevista, o secretário disse que o próprio prefeito Marcelo Crivella havia autorizado o uso desses veículos no Transoeste como legado do festival para a população, sobretudo os usuários do BRT. Ele disse também que o consórcio estudaria o planejamento do uso dos veículos, que já passaram por vistoria técnica, ainda nesta segunda-feira, para possam entrar no sistema ainda nesta terça-feira.

— O Rock in Rio é um dos principais eventos do calendário da cidade e ficamos muito felizes que a operação especial que fizemos tenha contemplado também a população carioca que utiliza o BRT no dia a dia. O reforço da frota do Transoeste com os veículos que foram alugados para servir o público do festival fará a diferença no cotidiano dos usuários do nosso sistema — afirmou o presidente executivo do BRT Rio, Luiz Martins.

Esses ônibus fizeram parte da operação montada para atender o público do festival e transportaram cerca de 300 mil passageiros em mais de 2 mil viagens de idas e voltas, durante o período dos shows, que se encerram neste domingo. De acordo com o consórcio, durante o festival foram criados três serviços especiais com intervalos curtos e as linhas regulares, que seguiram os horários utilizados nos dias úteis.

Veja a nota da SMTR

“O BRT vem se empenhando junto à Secretaria Municipal de Transportes em implementar ações que melhorem as condições do Sistema BRT de forma a oferecer ao cidadão carioca um produto que lhe garanta segurança e conforto em seu ir e vir na cidade. Nesse sentido, a aproximação do festival precipitou a necessidade de incremento da frota de forma a minimizar os efeitos que o aumento de volume de passageiros durante o RIR pudesse trazer ao dia a dia do usuário. Assim, foram alugados 7 (sete) ônibus que vieram de outros estados e que aqui chegaram às vésperas do evento. Esses veículos passaram por vistoria da SMTR, apontando algumas fragilidades técnicas, que foram prontamente regularizadas pelo BRT. Está sendo avaliada a formalização da inclusão destes veículos para operação rotineira no sistema”, diz a nota.

As informações são do jornal Extra.