Busca por linhas

Todas


Lista de tags

Bilhete Único

O sistema de transporte urbano de Campinas utiliza o Bilhete Único, um sistema de bilhetagem eletrônica que dá direito ao portador do cartão usar até três ônibus dentro de 2 horas todos os dias da semana, pagando apenas uma passagem. O cartão pode ser feito em diversos pontos e é emitido na hora. A primeira emissão tem custo de R$ 6,60, que são convertidos em 2 passagens.

Para informações complementares e como fazer os cartões, consulte o site www.transurc.com.br

Conheça os tipos de cartões Bilhete Único que estão em operação.

BILHETE ÚNICO COMUM

• O Bilhete Único Comum é destinado a todos os usuários do sistema de transporte de Campinas que não são beneficiários de nenhum serviço ou gratuidade. São emitidos na hora e tem como cor predominante o vermelho.

BILHETE ÚNICO VALE-TRANSPORTE

• O Bilhete Único Vale-Transporte é distribuído por empresas a seus funcionários beneficiários desse serviço. As recargas são feitas nos próprios validadores de forma automática, todos os meses.

BILHETE ÚNICO ESCOLAR

• O Bilhete Único Escolar é destinado a todos os estudantes de ensino fundamental, ensino médio, cursinhos e outros cursos na cidade de Campinas. Incluem a foto do beneficiário e a catraca só é liberada pelo cobrador após a apresentação do cartão para conferência da foto. Os beneficiários do Bilhete Único Escolar têm 60% de desconto sobre a tarifa cheia. No ato da recarga, o beneficiário deve apresentar carteirinha de frequência escolar.

BILHETE ÚNICO GRATUITO – IDOSO

• O Bilhete Único Gratuito – Idoso é destinado a pessoas com mais de 65 anos. O uso do cartão não é obrigatório, porém as empresas de ônibus da cidade orientam o cadastramento e posterior fornecimento do mesmo para que haja um controle maior na catraca. O cartão leva a foto do beneficiário e a catraca é liberada pelo cobrador apenas após a apresentação do mesmo para conferência da foto.

BILHETE ÚNICO GRATUITO – OUTROS

• O Bilhete Único Gratuito é destinado a pessoas que têm direito a qualquer gratuidade no transporte previsto em legislação municipal. No caso de defientes físicos, é utilizado apenas um cartão para o acompanhante e para o deficiente, sendo que a primeira passada pelo validador é bloqueada e posteriormente liberada pelo cobrador após conferência da foto do beneficiário. A segunda passada é livre e é destinada ao acompanhante. O deficiente físico precisa provar que tem direito ao benefício com exames médicos periódicos, que ditam a validade do benefício.

 

CARTÃO FUI – ESPECIAL

• O Cartão FUI Especial é fornecido por entidades assistenciais e hospitais a pessoas que ganham passagens unitárias, como por exemplo doadores de sangue. Cada cartão contém apenas uma unidade e deve ser devolvido ao cobrador logo após a liberação da catraca.

PASSE LAZER

Em 2013, a Prefeitura criou o passe que garante, de forma gradativa, que os domingos tenham tarifa reduzida para R$ 1,65. Em primeiro momento, a tarifa “promocional” vale no último domingo de cada mês, até que se chegue a todos os domingos – previsão para julho.