• Com informações do G1 Prudente e Região.
A Prefeitura de Presidente Prudente anunciou nesta segunda-feira (22) que concedeu um prazo de 90 dias à empresa Company-Tur Transporte e Turismo Ltda. para o cumprimento completo das exigências do edital de licitação do transporte coletivo urbano.
A justificativa foi analisada pela Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e Legislativos, que emitiu parecer favorável ao pedido da Company-Tur, já que o contrato entre as partes prevê essa possibilidade.
Apesar de a Prefeitura ter concedido o prazo extra, que segue até 4 de abril, a empresa foi advertida, nos termos do edital, e permanece sob fiscalização da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), pasta responsável por acompanhar a evolução do serviço. O corpo de fiscais, inclusive, foi ampliado e hoje conta com 15 profissionais.
Segundo o Poder Executivo, a concessionária comprovou que já adquiriu os equipamentos tecnológicos a serem implantados nos ônibus, como GPSs, câmeras de monitoramento e roteadores de Wi-Fi, bem como novos veículos. No entanto, parte dos aparelhos ainda não foi entregue pelas empresas fornecedoras por conta do período de férias coletivas das indústrias.
A Company-Tur Transporte e Turismo venceu em setembro do ano passado a licitação do transporte coletivo realizada pela Prefeitura de Presidente Prudente, ao apresentar a menor tarifa, no valor de R$ 3,50, entre as concorrentes participantes da disputa, e assumiu oficialmente o serviço no dia 4 de janeiro de 2018.
Entre 1993 e 2017, a Company-Tur, sob o nome de Pruden Express, dividiu com a Transporte Coletivo Presidente Prudente (TCPP) a operação do sistema de ônibus na cidade. Com a vitória na licitação, a Company-Tur passou a responder sozinha pelo serviço, sob o nome de Prudente Urbano, em 2018.
Fiscalização
Nesta segunda-feira (22), o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) recebeu sete vereadores em seu gabinete no Paço Municipal para discutir a situação do transporte coletivo na cidade. Os parlamentares entregaram ao chefe do Executivo uma cópia do auto de constatação elaborado pelo Poder Legislativo com as considerações acerca dos primeiros dias de funcionamento do sistema “Prudente Urbano”.
O documento será anexado ao processo administrativo já aberto pela administração municipal e, conforme Bugalho, terá importância para a adoção das medidas cabíveis.
Na semana passada, os vereadores de Presidente Prudente fizeram uma fiscalização na garagem da Company-Tur e o relatório também foi entregue pelos parlamentares nesta segunda-feira (22) ao Ministério Público Estadual (MPE).
O prefeito reiterou que todo o processo de licitação do transporte coletivo foi conduzido “com absoluta transparência” e em conformidade com a legislação vigente, resultando na redução do valor da tarifa em R$ 0,10.
‘Desculpas’
A advogada Renata Moço, que é a porta-voz da Company-Tur, explicou ao G1 que a empresa depende de fornecedores, de “terceiros”, para fazer a implantação de todas as exigências previstas no contrato assinado com a Prefeitura.
Segundo ela, os fornecedores já foram notificados e a empresa os tem “pressionado” para que indiquem uma data aproximada da entrega dos novos veículos.
“Para que a operação fique 100% completa, a empresa precisa de que os veículos 0km sejam entregues”, afirmou Renata ao G1.
Renata enfatizou que o período de transição também faz com que ocorram problemas em decorrência da nova equipe de funcionários na operação do sistema.
“Eu peço desculpa aos usuários. A Prudente Urbano tem muito respeito por todos os usuários do transporte coletivo. Estamos abertos às reclamações, às sugestões”, completou ao G1.
A advogada reforçou que os passageiros que eventualmente enfrentarem problemas no transporte coletivo deverão comunicar os transtornos diretamente à empresa e à Semav para a adoção das providências necessárias.
“Eu também creio que quando chegarem os veículos 0km e a operação estiver completa a população ficará muito feliz com o novo modelo de transporte. As férias coletivas de final de ano contribuíram muito para o atraso, mas tudo o que cabe à empresa fazer para o cumprimento do contrato ela fez e continua fazendo cobrando os fornecedores diariamente”, concluiu Renata ao G1.