• Com informações do Portal O Dia.
Com a implantação do sistema de transporte público, o Inthegra, os usuários devem ficar atentos a algumas alterações, como a numeração dos ônibus, frota e utilização da integração. Uma das mudanças é com relação aos ônibus interestaduais que circulam de Timon (MA) para Teresina, pertencentes ao Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (Cimu).
Denilson Guerra, gerente de Planejamento da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), conta que os ônibus de Timon/ Cimu e os diametrais, como os da linha Mocambinho/Porto Alegre (270), Bela Vista/ Poty Velho (170) e Mocambinho/Promorar (360), além das linhas Circulares, não fazem integração.
“Os ônibus Cimu, que vêm de Timon e trafegam pela Avenida Barão de Gurgueia, vão continuar trafegando porque a frota dos 11 veículos está adequada para este tipo de transporte, mas terão identificação para lembrar ao passageiro que eles não fazem integração”, explica.
O gerente de Planejamento da Strans enfatiza que o sistema irá funcionar da mesma forma que antes, com exceção das linhas que não fazem integração. Ou seja, circularão pelos corredores exclusivos os veículos adaptados e se antes eles não faziam integração, agora eles permanecerão não integrando. “Essas linhas que não integram não poderão entrar nos terminais, mas como a circulação dos veículos fica no canteiro, as linhas diametrais e de Timon irão circular, assim como as linhas Miguel Rosa e Barão, do bairro Lourival Parente, que neste momento permanece como estão.
As frotas que não têm previsão de adaptação dos veículos e não compõem o sistema de integração tiveram o itinerário readequado até que o sistema seja finalizado e elas possam ser extintas. As vans e os ônibus alternativos não irão circular pelos corredores e utilizarão vias paralelas para embarque e desembarque de passageiros.
“Não existirá mais paradas de ônibus nas avenidas Barão e Miguel Rosa do lado direito, então, por exemplo, as vans que vinham pela Avenida Henry Wall de Carvalho, agora, irão passar pela Avenida Luis Pires Chaves, que é a principal do Saci, e vão voltar ao itinerário normal delas, que é na Avenida Maranhão, saindo de circulação da Barão. Os passageiros devem ficar atentos a estas mudanças e ao novo itinerário, que está sendo divulgado”, ressalta.