• Com informações do G1 Piauí.
O primeiro dia útil do novo sistema de integração nas Zonas Sul e Sudeste de Teresina teve muitos transtornos. O G1 percorreu, na manhã desta segunda-feira (19), os terminais de integração e conversou com os usuários que reclamaram da falta de informações e da demora dos ônibus das linhas alimentadoras. Além disso, a reportagem flagrou veículos lotados e o momento em que os passageiros são empurrados para dentro de ônibus para embarcar no Terminal Bela Vista, Zona Sul.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) afirmou que houve alguns equívocos no dimensionamento inicial da frota em relação à demanda.
Diante da superlotação, fiscais do terminal e alguns policiais decidiram empurrar, literalmente, os passageiros para dentro do ônibus no intuito de poder fechar as portas. O caso foi registrado no Terminal do Bela Vista. A reportagem flagrou ainda um veículo quebrado no Terminal Itararé, Zona Sudeste.
Vânia Fernandes contou que saiu às 5h, em um ônibus da linha alimentadora, do bairro Vamos Ver O Sol, Zona Sul, com o objetivo de chegar cedo ao seu primeiro dia de trabalho. Contudo, ao chegar ao terminal do Bela Vista, ela se deparou com a realidade que centenas de teresinenses vivenciaram na manhã desta segunda-feira (19).
“Normalmente saindo da parada final do Vamos Ver O Sol leva 40 minutos para chegar no Centro, se não der nada errado. Eu devia chegar 8h no Centro para trabalhar mas já é 7h40 e ainda estou aqui”, disse.
Um ônibus ainda quebrou no terminal Itararé e os passageiros tiveram que descer pra esperar outro. Segundo o motorista, teria sido um problema no freio. O ônibus, entretanto, saiu sem passageiros após ficar 15 minutos parado ainda no terminal.
Já no Terminal do Parque Piauí, o G1 conversou com usuários que relataram as dificuldades para pegar um ônibus da linha alimentadora. Ao chegar ao Terminal do Parque Piauí, Josefa Rodrigues, que veio do Promorar, contou a dificuldade de conseguir entrar em um ônibus no seu bairro. “Não tem condição isso aqui. Lá no Promorar a gente demora horas pra pegar um ônibus, tudo lotado”, contou.
Samuel Lima, morador do Angelim, Zona Sul, reclamou da longa demora das linhas alimentadoras e relatou superlotação nos terminais. “A gente fica de 45 minutos até 1 hora a mais do que normalmente a gente ficavava e as paradas estão lotadas. Não sei se reduziram a frota, mas a lotação acontece às 8h, 8h15, coisa que não acontecia. Normalmente isso era só até 7h40, horário de pico. E quando chega no terminal, são mais 15 minutos até 30 minutos esperando o ônibus”, disse ele.
Ainda no Parque Piauí, mais pessoas reclamaram dos serviços. Entre elas, Marta Silva, da Associação de Moradores da Vila Irmã Dulce, que revelou o fato de 11 ônibus não pararem nos pontos por conta da superlotação.
Para o idoso Frank Veras, de 60 anos, o serviço piorou em relação ao que era antes. Ele explicou que saiu do bairro Porto Alegre às 5h e deveria chegar ao Centro às 7h30, mas já passava das 8h e ele continuava à espera de um ônibus.
Assim como o senhor Frank Maria de 61 anos reclamou da disposição da frota dos ônibus, bem como as informações de rota e a idade mínima para o passe livre dos idosos. “Comparado a cidades como Belém, Curitiba e Fortaleza esse sistema peca muito. Pra piorar ainda tenho que pagar passagem, a idade mínima aqui é 65 anos para idosos. Como só tenho 61 não tenho direito ao passe livre”, contou.
Strans fala de equívocos no dimensionamento da frota
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que avalia problemas identificados no primeiro dia útil de funcionamento dos terminais Itararé, Parque Piauí, Bela Vista e dos corredores exclusivos para ônibus Sul I e II.
O superintendente do órgão, Carlos Daniel, confirmou que houve alguns equívocos no dimensionamento inicial da frota em relação à demanda. “Considerando um sistema tão complexo como esse, é natural que tenhamos algumas dificuldades, mas já estamos fazendo todos os ajustes necessários para que o sistema funcione adequadamente”, disse.
A Strans informou ainda que monitora o sistema em tempo real para solucionar todos os problemas no menor tempo possível.