• 24/11/2020

Juiz de Fora volta a ter placa com informações de itinerário nos ônibus urbanos

 Juiz de Fora volta a ter placa com informações de itinerário nos ônibus urbanos

• Com informações do G1 Zona da Mata MG.




A lei que determinava a afixação das placas com itinerário dos ônibus urbanos de Juiz de Fora já está sendo cumprida. De acordo com a assessoria dos Consórcios Integrados de Transporte Urbano (Cinturb), a maioria dos veículos já circula dentro dos requisitos da norma sancionda em 24 de fevereiro e a instalação nos que faltam deve ser concluída nesta semana.

De acordo com informações da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), em fevereiro as placas foram retiradas para adequação ao novo padrão de layout. Segundo a Secretaria, os custos competem às empresas.

Atualmente, a frota do transporte coletivo da cidade conta com 603 carros, onde trabalham 1.649 motoristas e 1.538 cobradores, de acordo com dados repassados pela Secretaria de Transporte e Trânsito.

Direito à informação do usuário

A lei de 1987, que determina a afixação de uma placa na parte externa dos veículos, próximo à porta de entrada deve informar as principais vias de circulação que compõem o itinerário simplificado dos veículos.

Após duas regulamentações em 1990 e em 2007, o decreto atual determina as regras para material e o tamanho que a placa deve ter, além da cor, tamanho e letra a serem utilizadas. As Concessionárias do serviço tiveram prazo de 60 dias para o cumprimento das regras.

Conforme a norma, a Settra deve estabelecer as vias de circulação que farão parte do itinerário informado, sempre no sentido Centro-Bairro.

A Settra destacou que as placas ampliam a informação do transporte coletivo para o cidadão, além da possibilidade do acompanhamento dos veículos em tempo real pelo aplicativo CittaMobi e pelos mapas das linhas instalados em pontos de ônibus.

A assessoria do Cinturb esclareceu que todas as mudanças entram no processo de manutenção dos veículos e que não há um custo geral.

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Município de Juiz de Fora (Sinttro) disse que toda iniciativa que visa instruir e dar mais comodidade para os usuários é bem vinda e tem o apoio do sindicato.

Notícias Portal InterBuss

Leave a Reply


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/odc/portalinterbuss.com.br/wp-includes/functions.php on line 4673

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/odc/portalinterbuss.com.br/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 111