• Com informações do jornal Extra.
Os motoristas de ônibus e as empresas de transporte rodoviário do município do Rio estão perto de finalizar a convenção coletiva que abrange o período de 2017/2018 e 2018/2019. Na última quinta-feira, dia 5, houve uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), e as partes envolvidas informaram que já houve acordo sobre o aumento salarial de 7%, a ser concedido aos trabalhadores em duas parcelas: 3,5% em 1º de junho e mais 3,5% em 1º de novembro.
Segundo o TRT-RJ, resta apenas um consenso sobre a redação das chamadas cláusulas sociais. A eleição dos delegados sindicais por empresa e a biometria para o controle do ponto dos trabalhadores ainda dependem desse acerto entre o Rio Ônibus (sindicato dos empresários) e o Sintraturb-Rio (sindicato dos empregados).
Agora, as partes têm 15 dias para entregar a minuta da convenção coletiva ao TRT-RJ. O prazo foi fixado pela desembargadora Rosana Salim Villela Travesedo, que presidiu a audiência de conciliação.
A magistrada pediu aos trabalhadores que não paralisem os serviços até a conclusão do acordo, e que os patrões não façam retaliações à categoria.