• Com informações do G1 Mogi e Suzano.
Um motorista mudou o trajeto normal da linha em que trabalha para socorrer um passageiro, de 75 anos, que estava passando mal durante a viagem, em Suzano, neste sábado (13). No entanto, na unidade ele não recebeu atendimento e ficou esperando uma ambulância para ser transferido e acabou morrendo no caminho para o Hospital. A Secretaria de Saúde de Suzano informou que enfermeira capacitada estava atendendo outro paciente em estado gravíssimo, por isso o idoso precisou ser transferido.
O motorista da Viação Radial chamou o Serviço Médico de Atendimento de Urgência (Samu), mas como a ambulância estava demorando para chegar, ele decidiu levar a vítima com o ônibus e todos os passageiros até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Boa Vista.
Mas lá o senhor também não pode ser atendido, e foi preciso aguardar o Samu. No caminho para o hospital, ele morreu.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Suzano informou que as ligações de celulares para o Samu estão caindo na Central de São Paulo, e não estão completando quando o contato é feito dessa maneira. Enquanto isso não é corrigido, o serviço na cidade deve ser acionado através de um telefone fixo para o 192.
A secretaria diz também que não houve “negativa de atendimento”, e que quando o senhor chegou à UBS, a enfermeira capacitada estava no atendimento de outro paciente em estado “gravíssimo”.