• Com informações do jornal Metro.
A instalação de catracas para acesso a terminais de ônibus na cidade com uso do Bilhete Único reduziu em 80% o vandalismo nesses locais, segundo o secretário de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto. Os números se referem aos terminais da Lapa (zona oeste) e Cidade Tiradentes (zona leste), que têm a limitação na entrada desde o ano passado.
“[A instalação da catraca] Contribuiu para uma diminuição enorme do vandalismo, uma queda da ordem de 80%”, afirmou.
Há dez dias, o terminal Parque Dom Pedro (centro), o mais movimentado da cidade, com cerca de 80 mil pessoas por dia útil, passou a ter catracas para o acesso ao local. Machado afirma que a medida foi tomada para garantir a segurança. “Para que você tenha lá dentro pessoas que vão usar o transporte coletivo. O controle é um modelo de segurança ao usuário”, afirmou.
Apesar das catracas na entrada, nenhum valor é debitado do cartão e não haverá redução de seu tempo de uso. A tarifa só vai ser descontada quando o usuário passar o bilhete único no validador do ônibus. Agentes de segurança ficam em frente às catracas e vão liberar a entrada de pessoas que não tenham cartão.