• Com informações do G1 Santos.
Os moradores de Santos, no litoral de São Paulo, vão ganhar 27 novos ônibus com ar-condicionado a partir de hoje (1). Serão 20 coletivos e outros sete micro-ônibus, fazendo com que o número de veículos com a tecnologia passe de 180 para 207 no transporte público municipal.
Ainda segundo o prefeito, a meta é ter 100% da frota climatizada até 2020. Atualmente, Santos está entre os municípios brasileiros com maior índice de coletivos com ar-condicionado, à frente de São Paulo (25%) e Rio de Janeiro (66%). A partir de outubro, para cada quatro veículos da mesma linha que passam no ponto de ônibus, três serão climatizados.
Pensando na preservação do meio ambiente, o transporte municipal conta com um ônibus híbrido (com motor movido a óleo diesel e energia elétrica), em circulação na linha 4, e também um modelo que funciona sem queima de combustível e lançamento de poluentes no ar, na linha 20.
Mais tecnologia
Em agosto, foi implantada a biometria facial nos ônibus. A tecnologia permite o reconhecimento dos usuários beneficiados com isenção (idosos e pessoas com deficiência) e dos têm desconto (estudantes), para combater fraudes.
O reconhecimento facial é feito a partir das imagens do usuário captadas pela câmera instalada nos coletivos (junto à catraca) e comparadas com aquelas arquivadas na central de dados da permissionária do serviço de transporte coletivo.