As empresas de ônibus de Porto Alegre poderão conceder descontos nas passagens para usuários do transporte coletivo que usam a bilhetagem eletrônica pelo cartão TRI. A lei que permite a prática foi publicada nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial do município. A tarifa atual da Capital é R$ 4,30.
Os descontos podem ser aplicados em compras de créditos no cartão pelo Passe Antecipado, ou para usuários de todas as modalidades do TRI em datas ou horários determinados, principalmente quando houver poucos passageiros relação ao número de veículos.
A lei prevê procedimentos para verificar e evitar fraudes. A prefeitura afirma que, desde a instalação dos primeiros equipamentos de reconhecimento facial, em setembro de 2017, mais de 52 mil cartões TRI foram bloqueados por suspeita de fraude. Oito mil seguem bloqueados.
“A fraude nas isenções onera todos usuários pagantes, que financiam a passagem para os que não têm o benefício”, aponta o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti.
A prefeitura afirma que os descontos não causarão o aumento das passagens, pois as empresas que optarem por conceder os benefícios arcarão com as perdas. “Pode ser uma alternativa para atrair passageiros, que reduziram nos últimos anos”, acrescenta.
As informações são do G1.