O ônibus fretado que se envolveu no acidente que matou uma passageira e deixou outras 18 pessoas feridas no domingo (17), na BR-020, está sem autorização para circular há um ano e quatro meses. De acordo com o DFTrans, a última licença venceu em 8 de outubro de 2018 e não 2017, como informado anteriormente.
A Secretaria de Mobilidade informou que a pendência gerou impacto na qualidade do transporte. Por isso, o ônibus não poderia estar circulando.
Segundo o órgão público, o transporte de passageiros é liberado apenas quando a empresa solicita – o que não foi o caso da Cooperativa de Transportes e Mobilidade do Município de Santo Antônio (Cootram), contratada pela Sustentare para transportar os funcionários.
No entanto, por nota, o DFTrans disse que a empresa de ônibus não presta serviço para o governo.
A Sustentare informou que havia 23 pessoas no veículo. Questionada sobre a licença vencida, a empresa disse que cobra da cooperativa a documentação exigida. O G1 não conseguiu contato com a cooperativa.
No ônibus, estavam garis da Sustentare que trabalham para o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Os funcionários voltavam de um plantão em Brasília e seguiam para Planaltina.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a maior parte dos passageiros sofreu ferimentos leves, e dois casos mais graves foram levados para o Hospital Regional de Planaltina.
O acidente
Testemunhas contaram ao G1 que o veículo capotou, por volta das 13h, e caiu às margens da pista. O acidente foi no km 18 da BR-020, que liga o DF a Goiás.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, ao aproximar de um radar de velocidade, “o motorista freou, e como a pista estava escorregadia, o veículo saiu da pista, caindo na ribanceira”.
Vítimas
Em nota, a Secretaria de Saúde do DF informou que duas vítimas do acidente deram entrada no hospital em “estado grave”.
A pasta afirma que oito passageiros foram classificados com a pulseira amarela, que indica “menor gravidade”, e mais 12 pessoas classificadas como “verde” recusaram o transporte para o hospital.
Já, segundo informações do Corpo de Bombeiros, o motorista do ônibus – identificado pelas iniciais J.H.S.G, de 51 anos – também ficou ferido e foi encaminhado ao hospital. Os militares afirmaram que no momento do atendimento, ele estava “consciente e orientado”.
Segundo a Sustentare, às 19h17 de domingo, todas as vítimas já tinham recebido alta do hospital.
As informações são do G1.