• 30/11/2020

Cadeirante se arrasta para embarcar em ônibus com elevador quebrado em Divinópolis/MG

 Cadeirante se arrasta para embarcar em ônibus com elevador quebrado em Divinópolis/MG

Um vídeo feito pela equipe do MG2 nesta quarta-feira (17) em Divinópolis mostra o momento em que o cadeirante Marcos Severino precisa se rastejar para entrar em um ônibus do transporte coletivo após o elevador do veículo não funcionar.

Questionado pela reportagem, o trocador do ônibus afirmou não saber informar há quanto tempo o elevador estava estragado e disse que não poderia carregar Marcos para dentro do ônibus.

“O transporte é um direito dele, mas eu não posso pegar ele com as minhas próprias mãos e subir, né. Por que e aí se [isso] gerar um acidente? Aí eu ‘tô’ assumindo um risco, né”, afirmou o cobrador.

Contudo, após o cadeirante entrar no veículo, o cobrador subiu a cadeira e ajudou Marcos a colocar o cinto de segurança.

De acordo com o coordenador social da Associação de Deficientes do Oeste de Minas (Adefom), Milton Henriques Oliveira, existem cerca de seis mil deficientes cadastrados à associação na região. A maioria utiliza o transporte público que nem sempre atende às necessidades devido à condição das ruas da cidade.

“O que chega mais para a gente é que os elevadores, às vezes, não estão em plena condição de funcionamento. E, embora a gente note que os operadores do sistema e os proprietários da linha de ônibus desejem manter eles em pleno funcionamento, [notamos que] devido às pavimentações das ruas, muito cheias de buracos, acontece muito deles estragarem periodicamente”, revelou.

Decisão judicial

A professora Isabel Cristina Soares deverá ser indenizada em R$ 10 mil pela empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade após ter sofrido vários acidentes dentro dos ônibus do município.

A decisão, em segunda instância, foi divulgada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) nesta segunda-feira (15). Segundo Isabel, em 2013 ela caiu do ônibus após o elevador travar enquanto a transportava.

“Subi e, de repente, o elevador cai comigo. Deu um baque, a cadeira parou [de funcionar]. A minha sobrinha ficou tentando ligar para os familiares para avisar que a gente tinha sofrido um acidente. O motorista e a cobradora, na época, ficaram preocupadíssimos, porque foi um baque imenso”, revelou.

A professora afirma que a empresa responsável pelo transporte público não prestou socorro ou assistência após o acidente. Então, acionou a Justiça pedindo indenização por danos morais.

O advogado da mulher de 57 anos, Henderson Dias Andrade, disse a equipe do MG1 que de outubro de 2013 a junho de 2014, a vítima sofreu seis quedas dentro do ônibus, além dos danos físicos ela também foi submetida a vários constrangimentos, conforme o advogado.

O outro lado

Em nota, o Consórcio TransOeste, responsável pelo transporte coletivo em Divinópolis, afirmou que no caso da Isabel irá recorrer da decisão e que “é uma das primeiras empresas do Brasil a adquirir 100% de sua frota com elevador” e que “isso melhorou muito as condições das pessoas com deficiência”.

Sobre o flagrante feito pela reportagem e pela manutenção dos elevadores, o consórcio afirmou que as manutenções são feitas diariamente e o piso de pedra ou de terra é um “fator determinante para o adequado uso do dispositivo”.

Já a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) informou que faz fiscalizações diárias do funcionamento dos elevadores dos ônibus e que, quando for constatado que o equipamento está com problemas, é dado um prazo de duas horas para que o veículo seja concertado ou que o veículo seja substituído.

Ainda segundo a Settrans, caso o problema não seja resolvido, a empresa é multada e que reclamações podem ser feitas através do número (37) 3222-1102.

As informações são do G1.

Notícias Portal InterBuss

Leave a Reply


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/odc/portalinterbuss.com.br/wp-includes/functions.php on line 4673

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/odc/portalinterbuss.com.br/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 110