• 22/10/2020

Linhas de ônibus que mais atrasam em São Paulo são da Zona Leste

 Linhas de ônibus que mais atrasam em São Paulo são da Zona Leste

Os passageiros da Zona Leste de São Paulo são os mais prejudicados pelos atrasos e cancelamentos dos ônibus da capital. O levantamento do Anda SP utilizou dados da SPTrans e da Lei de Acesso à Informação para verificar quais são as linhas de ônibus que tiveram mais multas por atrasar ou descumprir viagens nos últimos quatro anos. Todas ficam na Zona Leste da cidade.

A linha mais multada da cidade é a 233C-10 Terminal A. E. Carvalho – Ceret, que foi multada 373 vezes. A equipe do Anda SP conversou com passageiros, motoristas e analisou números para entender porque essa linha é tão problemática.

O vigilante Robson Alves de Almeida conta que já esperou por um ônibus desta linha por mais de 1h30min. Para o assistente administrativo Anderson Hioli, a demora causa atrasos.

“Eu demoro muito pra chegar no trabalho. Você paga para ter uma condução de qualidade, porque a condução de São Paulo é uma das mais caras do Brasil, mas você paga por um transporte que não é de qualidade, porque ficar num ponto esperando por 1h20min é um desrespeito à população”, diz Hioli.

Rotina de atrasos

Segundo a SPTrans, no período da manhã, o tempo de viagem estimado da linha 233C-10 é de 1h12min. À noite, a previsão é de 1h25min. No entanto, esse tempo muitas vezes corresponde apenas à espera no ponto por uma condução.

O levantamento do Anda SP analisou mais de 1 bilhão de registros de GPS durante 2 meses e 19 dias. A análise mostra que a linha roda em média com 6 ônibus por dia. Aos passageiros os fiscais da linha dizem que são 8 ônibus circulando diariamente.

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Município constatou que, em toda a cidade, foram descumpridos cerca de 2 milhões de viagens entre janeiro e setembro de 2018.

De acordo com o relatório, isso representa aproximadamente R$ 145 milhões que foram pagos injustificadamente às empresas.

SPTrans e sindicatos

O sindicato das empresas de ônibus disse que a SPTrans é responsável por determinar o tamanho da frota operacional e que as empresas recorrem das multas.

Já a SPTrans informou que a fiscalização será intensificada e que a programação das linhas é baseada nos intervalos, e não na quantidade de veículos.

As informações são do G1.

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