Um recurso do Google Maps lançado recentemente permite que os usuários tenham acesso a informações sobre a lotação de ônibus, metrôs e trens. Disponível para celulares Android e iPhone(iOS), ele também mostra as estimativas de horários em que os meios de transporte devem passar pelos pontos de parada, assim como informações do trânsito em tempo real e avisos caso ocorram atrasos ou mudanças na viagem. O recurso já está disponível em 200 cidades ao redor do mundo.
No Brasil, a função de prever lotação foi liberada, inicialmente, para moradores do Rio de Janeiro e de São Paulo. Nessas cidades, o app pode mostrar as condições no terminal, estação, ou rota de transporte público. Para isso, ele utiliza uma base de dados composta por informações levantadas pelo próprio Google. O TechTudo preparou um tutorial que ensina a utilizar o novo recurso do Google Maps.
Passo 1. Abra o Google Maps. Na tela principal, use a barra de pesquisa para buscar o endereço ao qual você deseja ir. O aplicativo vai informar os diferentes trajetos recomendados. Para acessar as funções do novo recurso, é necessário selecionar a opção do transporte público;
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2019/u/V/r63Z0lQhCVBjaeNKcHag/foto-2.jpg)
Selecione a opção do transporte público para acessar a nova função do Google Maps — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi
Passo 2. Ao clicar na opção que recomenda ao usuário utilizar o metrô, por exemplo, é possível acessar uma série de informações, como a previsão de chegada dos trens à estação mais próxima;
Passo 3. A informação sobre a lotação também deverá aparecer na tela. Dependendo do horário, o aplicativo pode mostrar “Normalmente só há lugar para fixar em pé” ou “Normalmente há pouco espaço para ficar em pé, por exemplo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2019/u/H/7mxihYTNmGQBPvLtUOPw/foto-3.jpg)
Google Maps disponibiliza informações sobre a lotação do transporte público — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi
Pronto! Aproveite as dicas para utilizar o Google Maps e evitar pegar um transporte muito cheio.
As informações são do TechTudo.